Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68704
Tipo: | TCC |
Título: | Matemática financeira e sua aplicabilidade: um estudo de caso com os estudantes do curso técnico em finanças da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Auday Vasconcelos Nery - Uruburetama - Ceará |
Título em inglês: | Financial mathematics and its applicability: a case study with students of the technical course in finance at the state school of professional education (EEEP) Maria Auday Vasconcelos Nery - Uruburetama - Ceará |
Autor(es): | Sousa, Maria Claudiana Batista |
Orientador: | Queiroz, Plácido Anthony Lima Martins |
Palavras-chave: | Matemática financeira;Educação profissionalizante |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | SOUSA, Maria Claudiana Batista. Matemática financeira e sua aplicabilidade: um estudo de caso com os estudantes do curso técnico em finanças da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Auday Vasconcelos Nery - Uruburetama - Ceará. 2020. 37 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2020. |
Resumo: | Esta pesquisa, cujo tema é: Matemática Financeira e sua aplicabilidade: Um estudo de caso com os estudantes do curso técnico em finanças da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Auday Vasconcelos Nery tem por objetivo principal buscar entender se os jovens estudantes desse curso conseguem ter a percepção de como a matemática financeira está presente na vida e cotidiano da sociedade e, de forma mais específica no curso e profissão de técnico em finanças. Sabe-se que a matemática financeira possui diversas aplicabilidades no dia a dia das pessoas e que, assim, é de fundamental importância que a mesma seja estudada e desenvolvida, especialmente pelos profissionais da área financeira. Para se atingir aos objetivos da pesquisa fora realizado uma aplicação de questionário na ferramenta Google Formulário, onde os estudantes do curso técnico em finanças da referida escola, responderam a perguntas que relacionavam o conhecimento deles a respeito do tema. De uma forma geral, foi concluído que esses jovens têm realmente a percepção de que a matemática financeira é realmente importante no cotidiano dele e, de forma bem próxima do curso em que estão estudando, bem como da profissão que poderão exercer. |
Abstract: | This research, whose theme is: Financial Mathematics and its applicability: A case study with the students of the technical course in finances of the State School of Professional Education (EEEP) Maria Auday Vasconcelos Nery has as main objective to try to understand if the young students of this course can have the perception of how financial mathematics is present in the life and daily life of the society and, in a more specific way in the course and profession of technical in finances. It is known that financial mathematics has several applications in people's daily lives and that, therefore, it is of fundamental importance that it be studied and developed, especially by professionals in the financial area. In order to achieve the objectives of the survey, a questionnaire application was made in the Google Form tool, where the students of the technical course in finance of that school answered questions that related their knowledge about the subject. In general, it was concluded that these young people really have the perception that financial mathematics is really important in their daily lives and, in a way very close to the course they are studying, as well as the profession they may exercise. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68704 |
Aparece nas coleções: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_mcbsousa.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.