Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68666
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Diversidade de peixes capturados em currais de pesca na praia de Moitas, Amontada, (Ceará, Brasil)
Título em inglês: Diversity of fish caught in fishing pens at Moitas beach, Amontada, (Ceará, Brazil)
Autor(es): Costa, Larissa Pinto da
Marinho, Reynaldo Amorim
Conceição, Raimundo Nonato de Lima
Freitas, Lilia Freire
Palavras-chave: Pesca artesanal;Diversidade de espécies;Litoral
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal
Citação: COSTA, Larissa Pinto da; MARINHO, Reynaldo Amorim; CONCEIÇÃO, Raimundo Nonato de Lima; FREIRAS, Lilia Freire. Diversidade de peixes capturados em currais de pesca na praia de Moitas, Amontada, (Ceará, Brasil). Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, Fortaleza, v.15, n.2, p. 1 – 13, abr./ jun. 2021.
Resumo: A pesca artesanal é caracterizada como uma atividade de pequena escala, que se utiliza de poucos instrumentos tecnológicos e geralmente praticada como forma de subsistência, gerando uma renda para o pescador e adicionando uma proteína de qualidade na sua alimentação. Os currais de pesca estão entre as artes de pesca utilizadas pelos pescadores artesanais por toda a costa brasileira. A costa do litoral do Ceará, Brasil, possui características adequadas para a instalação de currais de pesca, sendo muito utilizado por pescadores da região. Assim como em outras praias do litoral Oeste do Ceará, como nos municípios de Acaraú, Camocim e Paracuru, a praia de Moitas, no município de Amontada, também se utiliza dos currais de pesca para a captura de peixes. Devido à grande diversidade de espécies capturadas com essa arte de pesca, faz-se necessária a realização de estudos que possam auxiliar no seu ordenamento pesqueiro e manutenção de seus estoques, além de conhecer a diversidade dos recursos, os estoques capturáveis, entre outros. Diante o exposto, o presente trabalho teve como objetivo determinar a diversidade dos peixes capturados na pesca de curral, na praia de Moitas, Amontada, CE. Além de estimar a composição da amostra capturada que é susceptível a armadilha de pesca, verificar a variação da riqueza ao longo do período de estudo e avaliar a variação da diversidade e abundância das espécies no mesmo período. Os exemplares de peixes capturados nos currais da área de estudo foram coletados no período de abril a dezembro de 2020, em campanhas mensais, totalizando 9 campanhas, realizadas em horário estabelecido pelos pescadores, geralmente no período de maré vazante, de modo a não interferir na rotina de trabalho dos mesmos. Após a coleta, os exemplares foram identificados por meio de trabalhos e manuais para identificação de espécies marinhas, sendo identificados 1.087 indivíduos, distribuídos em 2 Classes, 4 Ordens, 14 famílias e 22 espécies. As espécies mais abundantes foram a Eugerres brasilianus, Selene vomer e Mugil incilis. Todos os índices ecológicos utilizados apontaram os currais de pesca da Praia de Moitas como áreas de média biodiversidade de peixes capturados, apresentando diversidade de Shannon-Wiener (H’ = 2,10 nats/indivíduo), equitabilidade de Pielou (J’ = 0,67) e riqueza de Margalef (DMg = 3,00).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68666
ISSN: 1981-2965
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_lpcosta.pdf260,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.