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dc.contributor.advisorCardoso, Gil Célio de Castro-
dc.contributor.authorTeixeira, Ciro Régis Lima-
dc.date.accessioned2022-10-03T14:31:05Z-
dc.date.available2022-10-03T14:31:05Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Ciro Régis Lima. A política nacional de desenvolvimento de pessoas e a prática dos incentivos à qualificação para servidores técnico-administrativos: uma avaliação a partir da experiência de uma instituição de ensino superior. Orientador: Gil Célio de Castro Cardoso. 2022. 167 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68643-
dc.description.abstractThis work evaluates the National Policy for Personnel Development (PNDP) regarding the practice of incentives for qualification for technical-administrative servants, focusing on a higher education institution. This Policy is very important, given the number of employees of the Federal Executive Branch and the relevant services provided, which, inserted in a context of Managerial Public Administration, make the evaluation of its results very relevant, especially with regard to the qualification of servers as formal education. The study was applied taking into account Lejano's (2012) experiential model and sought to evaluate various actors impacted by the PNDP, with their different views, in addition to a documentary research on the implementation of the policy in the Institution, making it exploratory-descriptive. Thus, in this research, interviews were carried out with policy managers, questionnaires were applied to 342 employees who are direct beneficiaries of the policy and 6 managers were interviewed, in order to identify improvements in the performance of their teams, with the consequent improvement in the provision of public services. . It was unanimously concluded by the latter group that the qualification of their teams improves their performance, a vision shared also by the servers themselves and also by the policy managers. It is worth mentioning, in unison, the difficulty of access to qualification programs, either by the number of vacancies offered to civil servants, or by the difficulty of removal for qualification, among other aspects that were dealt with in more detail at work. It was also evaluated that the Policy is being implemented satisfactorily in relation to most of its guidelines, but that it still needs to improve in some aspects, especially in institutional support and in guaranteeing access, by the institution, of its staff. to qualifying actions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPNDPpt_BR
dc.subjectAvaliação de políticas públicaspt_BR
dc.subjectQualificaçãopt_BR
dc.subjectServidores públicospt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectEvaluation of public policiespt_BR
dc.subjectQualificationpt_BR
dc.subjectPublic servantspt_BR
dc.subjectPeople managementpt_BR
dc.titleA política nacional de desenvolvimento de pessoas e a prática dos incentivos à qualificação para servidores técnico-administrativos: uma avaliação a partir da experiência de uma instituição de ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho avalia a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) quanto à prática dos incentivos à qualificação para servidores técnico-administrativos, focando em uma instituição de ensino superior. Essa Política é importante, dada a quantidade de servidores do Poder Executivo Federal e os relevantes serviços prestados, que, inseridos em um contexto da Administração Pública Gerencial tornam pertinente a avaliação de seus resultados, em especial no que tange à qualificação dos servidores enquanto educação formal. O estudo foi aplicado levando em consideração o modelo experiencial de Lejano (2012) e buscou avaliar diversos atores impactados pela PNDP, com suas diferentes visões, além da uma pesquisa documental acerca da implantação da política na Instituição, tornando-a exploratório-descritiva. Assim, nessa pesquisa, foram feitas entrevistas com os gestores da política, foram aplicados questionários com 342 servidores beneficiários diretos da política e ainda entrevistadas 6 chefias, a fim de identificar melhorias nos desempenhos de suas equipes, com a consequente melhoria na prestação dos serviços públicos. Concluiu-se, por unanimidade desse último grupo, que a qualificação de suas equipes melhora o seu desempenho, visão compartilhada também pelos próprios servidores e também pelos gestores da política. Cabe destaque, de forma uníssona, a dificuldade de acesso aos programas de qualificação, seja pela quantidade de vagas ofertadas a servidores, seja pela dificuldade de afastamento para qualificação, dentre outros aspectos que foram tratados mais detalhadamente no trabalho. Avaliou-se, ainda, que a Política está sendo executada de forma satisfatória em relação à maioria de suas diretrizes, mas que ainda precisa melhorar em alguns aspectos, sobretudo no apoio institucional e na garantia, por parte da instituição, de acesso de seu pessoal às ações de qualificação.pt_BR
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