Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68558
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSimões, Paulo Jorge Alcobia-
dc.contributor.authorCampos, Pedro Lucas Silva-
dc.date.accessioned2022-09-27T12:39:27Z-
dc.date.available2022-09-27T12:39:27Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCAMPOS, P. L. S. Storyboards de animação e design: Usos de storyboard para projeto e composição visual. 2022. 72 f. Monografia (Graduação em Design) — Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68558-
dc.description.abstractThis work aims to compare different uses of storyboards, analyzing projects and visual compositions, through the syntax of the visual language and gestalt of the object. The analysis, guided by the case study method, aims to gather information to develop a manual that helps the use of storyboards in design. The storyboard tool is very useful in design for the presentation and discussion of ideas, especially in projects focused on the user and their interactions with the product. In parallel, in animation, the storyboard is an intrinsic tool in the audiovisual project. When comparing the use of this tool in different projects, it is possible to notice that storyboard artists have well-developed techniques for applying knowledge of visual composition that makes storyboards more efficient in communication. Studies of gestalt and visual language, present in the design, help us to understand the techniques that, are analyzed in search of a more fruitful use of storyboards in design. Finally, a manual for using storyboards for designers is proposed, objectively and practically.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectAnimaçãopt_BR
dc.subjectStoryboardpt_BR
dc.subjectLinguagem Visualpt_BR
dc.subjectFerramenta Projetualpt_BR
dc.titleStoryboards de animação e design: usos de storyboards para projeto e composição visualpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorRicca, Diego Enéas Peres-
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem o objetivo de comparar diferentes usos de storyboards, analisando projetos e composições visuais, por meio da sintaxe da linguagem visual e gestalt do objeto. A análise, guiada pelo método de estudo de casos, se propõe a reunir informações para desenvolver um manual que auxilie a utilização de storyboards no design. A ferramenta storyboard é de notória utilidade no design para apresentação e discussão de ideias, principalmente em projetos com o foco no usuário e suas interações com o produto. Em paralelo, na animação, o storyboard é uma ferramenta intrínseca ao projeto audiovisual. Ao comparar a utilização dessa ferramenta em diferentes projetos é possível notar que os artistas de storyboard têm técnicas bem desenvolvidas para aplicação de conhecimentos da composição visual que torna os storyboards mais eficientes na comunicação. Estudos da gestalt e da linguagem visual, presentes no design, nos ajudam a entender as técnicas que, são analisadas em busca de uma utilização mais proveitosa dos storyboards no design. Ao fim, é proposto um manual de utilização de storyboards para designers, de forma objetiva e prática.pt_BR
Aparece nas coleções:DESIGN - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_plscampos.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.