Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68551
Tipo: | TCC |
Título: | A construção de materiais autorais digitais educacionais sobre evolução no contexto da aprendizagem cooperativa e do construcionismo na biologia |
Autor(es): | Benicio, Ana Helia Sousa |
Orientador: | Lima, Luciana de |
Palavras-chave: | Biologia;Tecnodocência;Aprendizagem Cooperativa;Construcionismo;Evolução |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | BENICIO, Ana Helia Sousa. A construção de materiais autorais digitais educacionais sobre evolução no contexto da aprendizagem cooperativa e do construcionismo na biologia. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é descrever o processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio ao desenvolverem Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs) a partir de postagens na rede social Instagram sobre o conceito de Evolução. A demanda sucedeu devido à problemática relacionada às dificuldades em abordar o conteúdo de Evolução na sala de aula, e ainda devido às adversidades quanto ao uso do modo tradicional de ensino. A pesquisa desenvolvida caracterizou-se como exploratória com uma abordagem qualitativa, com base nos dados fornecidos pelos formulários que foram aplicados entre os meses de julho à novembro, em grupo de 25 estudantes da turma do 3º ano do curso de Guia de Turismo na Escola Estadual de Ensino Profissional Giselda Teixeira, em Palmácia - CE. A aplicação desta pesquisa foi feita em três etapas. A primeira foi o planejamento, a segunda a coleta de dados/confecção dos MADEs e a terceira, a análise dos dados que foram coletados. O planejamento ocorreu no mês de julho de 2021 iniciando com a investigação bibliográfica, a construção dos formulários e a criação do perfil na rede social Instagram para a publicação dos MADEs pelos alunos. As coletas foram realizadas a partir de 2 questionários, um de sondagem aplicado na primeira aula e um de avaliação aplicado na última aula. Na análise de dados foi realizada uma interpretação baseada na comparação das respostas apresentadas nos dois questionários sobre o conteúdo de Evolução. O trabalho evidenciou um progresso nas respostas apresentadas no final da pesquisa, a partir do emprego dos pensamentos metodológicos da Aprendizagem Cooperativa e do Construcionismo utilizados durante a construção dos MADEs. Os alunos obtiveram uma melhoria na aprendizagem, dando a estes mais propriedade e segurança para tratar sobre o tema Evolução, levando a um processo de aprendizagem mais equitativo por meio da cooperação. Os resultados obtidos serão utilizados na construção de um projeto para um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu na área de Ensino de Ciências ou de Ensino de Biologia. |
Abstract: | The aim of this paper is to describe the learning process of high school students when developing Educational Digital Author Materials (MADEs) from posts on the social network Instagram about the concept of Evolution. The demand has been due to the problem related to the difficulties in developing the content of Evolution in the classroom, and also due to adversities regarding the use of the traditional mode of teaching. The research developed was characterized as exploratory qualitative approach, based on the data provided by the forms that were applied between July and November, in a group of 25 students from the 3rd year class of the Tourism Guide at Escola Estadual de Ensino Profissiona Giselda Teixeira, in Palmácia - CE. The application of this research was done in three stages. The first was the planning, the second data collection/preparation of MADEs and the third, the analysis of the data that were collected. The planning took place in July of 2021 starting with bibliographic research, the construction of forms and the creation of the profile in the social network Instagram for the publication of MADEs by the students. The samples were collected from 2 questionnaires, one of probing applied in the first class and one of evaluation applied in the last class. In the data analysis, an interpretation was performed based on the comparison of the answers presented in the two questionnaires on the content of Evolution. The study showed progress in the answers presented at the end of the research, based on the use of the methodological thoughts of the Cooperative Learning and Constructionism used during the construction of MADEs. Students have achieved an improvement in learning by giving these more ownership and security to address on the topic Evolution, leading to a fairer learning process through cooperation between. The results obtained will be used in the construction of a Master's project in the area of Science Teaching or Biology Teaching. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68551 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_ahsbenicio.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.