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Type: TCC
Title: O impacto do streaming de jogos via twitch na decisão de compra do espectador brasileiro
Title in English: The impact of game streaming via twitch on the purchase decision of the Brazilian viewer
Authors: Freitas, Lucas Cardoso
Advisor: Silva, Henrique Barbosa
Keywords: Streaming de jogos;Decisão de compra;Twitch;Jogos eletrônicos
Issue Date: 2021
Citation: FREITAS, Lucas Cardoso. O impacto do streaming de jogos via twitch na decisão de compra do espectador brasileiro. 2021. 54 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: A indústria de jogos eletrônicos cresce em faturamento ano após ano e está ultrapassando as antigas gigantes do entretenimento, como a da música e cinema. Com esse crescimento, uma forma de conteúdo também ganha força, são as live streaming de jogos, tendo a Twitch como plataforma considerada mais relevante, tanto em termos de alcance, como de receita. Este trabalho tem como objetivo mostrar o impacto que a Twitch tem na decisão de compra de seus espectadores no Brasil. Para o alcance do objetivo, foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo, por meio de um questionário digital enviados a dois grupos distintos (servidor do streamer Gaules e para um grupo do curso de Sistemas e Mídias Digitais). Ao término das pesquisas foi possível identificar que o impacto em hábitos de consumo, do criador de conteúdo sobre o espectador, está presente na maior parte de seu público, sendo as demonstrações de apoio financeiro direto as principais formas de compra. Contudo,indicações de compras de produtos ou serviços fora da plataforma se fazem presentes. Além disso, o espectador tende a se aproximar de streams que se assemelham a seus gostos. Assim,uma estratégia mercadológica, que visa atingir um público alvo semelhante ao de alguma comunidade, no meio da Twitch é uma boa possibilidade para ampliar seus canais de alcance,reconhecimento de marca, fidelização e compras.
Abstract: The video game industry grows year after year in revenue and is overcoming the former entertainment giants, such as music and film. Along with this growth, a form of content is gaining strength: games live streaming, with Twitch being the platform considered the most relevant, both in terms of reach and revenue. This work aims to show the impact that Twitch has on the purchase decision of its viewers in Brazil. To reach the objective, bibliographic and field research were carried out, through a digital questionnaire sent to two different groups(streamer Gaules server and to a group from the Digital Media and Systems course). At the end of the research, it was possible to identify that the impact on consumption habits of the content creator on the viewer is present in most of its audience, with demonstrations of direct financial support being the main forms of purchase. However, indications of purchases of products or services outside the platform are present. Also, the viewer tends to approach streams that resemble their tastes. Thus, a marketing strategy, which aims to reach a target audience similar to that of a community, in the middle of Twitch is a good possibility to expand its reach, brand recognition, loyalty and purchase channels.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68512
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