Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68493
Tipo: TCC
Título: Uso do software geogebra como ferramenta na aprendizagem da matemática em relações métricas nos triângulos retângulos para o 9º ano do ensino fundamental
Título em inglês: Use of geogebra software as a tool in learning mathematics in metric relations in right triangles for the 9th grade of elementary school
Autor(es): Miranda, José Edilton Holanda de
Orientador: Silva, Eliseu do Nascimento
Palavras-chave: GeoGebra (Software);Geometria;Ensino fundamental
Data do documento: 2020
Citação: MIRANDA, José Edilton Holanda de. Uso do software geogebra como ferramenta na aprendizagem da matemática em relações métricas nos triângulos retângulos para o 9º ano do ensino fundamental . 2020. 41 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: Muitas foram as mudanças metodológicas apontadas como tendências de ensino que buscam melhorar a participação do aluno, para a construção do conhecimento como uma forma de aprendizagem e o software Geogebra tem um método inovador para auxiliar na aprendizagem dos discentes, facilitando o ensino da geometria. Este trabalho tem, por objetivo expor atividades de conteúdos geométricos do Ensino Fundamental 2 com o auxílio do software Geogebra. com objetivos específicos em apresentar o software, mostrando sua tela de apresentação e as funções de seus botões, com construções geométricas utilizando o software e auxiliar o aluno na manipulação do software de forma que ele entenda o conteúdo. Trata-se de um estudo bibliográfico, em que não foi realizada pesquisa com professores de matemática atuantes, pois representa um tema que poderá ser desenvolvido posteriormente com aplicações práticas, de forma a estimular os demais formandos a desenvolver um estudo de campo nesse sentido. São explanações com alternativas para trabalhar alguns conteúdos da geometria utilizando o software com o auxílio da essência de como o conteúdo vem exposto nos livros didáticos e a forma de aprendizagem dos próprios professores.
Abstract: Many methodological changes were pointed out as teaching trends that seek to improve student participation, for the construction of knowledge as a form of learning and Geogebra has an innovative method to assist students in learning, facilitating the teaching of geometry. This work has, as a general objective, to expose geometric content activities of Elementary School 2 with the help of Geogebra software. with specific objectives in presenting the software, showing its presentation screen and the functions of its buttons, with geometric constructions using the software and assist the student in handling the software so that he understands the content. This is a bibliographic study, in which no research was conducted with working mathematics teachers, as it represents a theme that can be developed later with practical applications, in order to stimulate the other trainees to develop a field study in this sense. These are explanations with alternatives to work some contents of geometry using the software with the help of the essence of how the content is exposed in the textbooks and the way of learning of the teachers themselves.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68493
Aparece nas coleções:MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_jehmiranda.pdf3,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.