Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68479
Type: Tese
Title: A pedagogia terapêutica de João dos Santos e as contribuições de Maria Amália Borges de Medeiros - caminhos de luta, afeto e conquistas
Authors: Borges, Karine Moura de Farias
Advisor: Albuquerque, Luiz Botelho de
Keywords: João dos Santos;Maria Amália Borges;Pedagogia Terapêutica;Afeto;Therapeutic Pedagogy;Affection;Psychoanalysis;Psicanálise
Issue Date: 2022
Citation: BORGES, Karine Moura de Farias. A pedagogia terapêutica de João dos Santos e as contribuições de Maria Amália Borges de Medeiros - caminhos de luta, afeto e conquistas. Orientador: Luiz Botelho Albuquerque. 2022. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: A presente tese objetivou compreender as bases teórico-metodológicas que permearam as ideias de João dos Santos, médico, psicanalista e educador português, assim como a circulação de suas ideias em diferentes contextos e temporalidades. Sua teoria tem uma sólida base na Psicanálise e influências da Psicologia Genética, além da Psicopedagogia, cuja convergência representa mais do que um postulado teórico ao se alimentar de uma compreensão ética e humanista do ser humano. Partiu da seguinte questão-problema: qual o legado construído por João dos Santos, e as contribuições de Maria Amália Borges para a inovação teórico-metodológica dos processos de ensino e aprendizagem e, consequentemente, das práticas pedagógicas? Ancorou-se nos pressupostos metodológicos da História Oral, através da realização de entrevistas em um contexto relacional entre pesquisadora e entrevistadas, seguida da transcrição literal dos conteúdos de cada uma das entrevistas realizadas com educadoras, colaboradoras e importantes agentes para a divulgação e aprofundamento da obra de João dos Santos. A pesquisa empírica buscou colher conteúdos acerca das experiências vividas por João dos Santos em Portugal e na França, especialmente na cidade de Paris, assim como fazer um inventário da extensão do seu legado na cidade de Montreal, no Canadá, na pessoa de Maria Amália Borges. Em Portugal, especificamente na cidade de Lisboa, utilizamos a metodologia de entrevistas semiestruturadas com familiares, especialistas e colaboradoras de João dos Santos, onde pudemos conhecer lugares por onde João dos Santos trabalhava, transitava, especialmente nas instituições por ele foram fundadas, como o Jardim Infantil Pestalozzi, em 1955, e o Colégio Eduardo Claparède, em 1954. O estudo parte, especialmente, dos seguintes autores: João dos Santos (1982, 1991, 2013, 2014, 2016, 2017), Maria Eugênia Carvalho e Branco (2013, 2010), Paula Santos Lobo (1994, 2016), Manuela Cruz (1994, 2016), Patrícia Holanda (2016, 2017, 2018, 2019), Maria Isabel Vieira Pereira (1989, 2013, 2014), Maria Amália Borges de Medeiros (1970, 1975, 1977). O estudo revela que a Pedagogia Terapêutica trouxe imensas inovações para a educação de crianças e que a parceria entre Maria Amália Borges e João dos Santos baseadas nas concepções modernas de criança, de mundo, e de educação deixou um legado que nos torna capaz de ainda sonhar com uma educação que incida na formação do sujeito de uma forma cuidadosa e afetiva.
Abstract: This thesis aimed to understand the theoretical and methodological bases that permeated the ideas of João dos Santos, Portuguese physician, psychoanalyst, and educator, as well as the circulation of his ideas in different contexts and temporalities. His theory has a solid base in Psychoanalysis and influences from Genetic Psychology, as well as from Psychopedagogy, whose convergence represents more than a theoretical postulate as it feeds on an ethical and humanistic understanding of the human being. It started from the following question-problem: what is the legacy built by João dos Santos and the contributions of Maria Amália Borges for the theoretical and methodological innovation of the teaching and learning processes and, consequently, of the pedagogical practices? It was based on the methodological assumptions of Oral History, through interviews conducted in a relational context between researcher and interviewees, followed by the literal transcription of the contents of each of the interviews conducted with educators, collaborators and important agents for the dissemination and deepening of João dos Santos' work. The empirical research sought to gather contents about João dos Santos' experiences in Portugal and France, especially in the city of Paris, as well as to make an inventory of the extension of his legacy in the city of Montreal, Canada, in the person of Maria Amália Borges. In Portugal, specifically in the city of Lisbon, we used the methodology of semi-structured interviews with João dos Santos' family members, specialists, and collaborators, where we could get to know the places where João dos Santos worked and traveled, especially in the institutions he founded, such as the Pestalozzi Kindergarten, in 1955, and the Eduardo Claparède School, in 1954. The study starts, especially, from the following authors: João dos Santos (1982, 1991, 2013, 2014, 2016, 2017), Maria Eugênia Carvalho e Branco (2013, 2010), Paula Santos Lobo (1994, 2016), Manuela Cruz (1994, 2016), Patrícia Holanda (2016, 2017, 2018, 2019), Maria Isabel Vieira Pereira (1989, 2013, 2014), Maria Amália Borges de Medeiros (1970, 1975, 1977). The study reveals that Therapeutic Pedagogy brought immense innovations to the education of children and that the partnership between Maria Amália Borges and João dos Santos, based on modern conceptions of the child, of the world, and of education, left a legacy that makes us able to still dream of an education that focuses on the formation of the subject in a caring and affective way.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68479
Appears in Collections:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tese_kmfborges.pdf2,57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.