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Tipo: TCC
Título: Desenvolvimento e avaliação de um jogo sério para apoiar a detecção de TDAH
Título em inglês: Development and evaluation of a serious game to support ADHD detection
Autor(es): Queiroz, Keviny Magalhães
Orientador: Marçal, Edgar
Palavras-chave: TDAH;Neurofeedback;Jogos digitais;Eletroencefalografia;Interface Cérebro-Computador
Data do documento: 2022
Citação: QUEIROZ, Keviny Magalhães. Desenvolvimento e avaliação de um jogo sério para apoiar a detecção de TDAH. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma alteração neurobiológica que apresenta como sintomas a falta de atenção, a hiperatividade e/ou impulsividade. Diferentes abordagens são usadas para alcançar a detecção desse transtorno em crianças e adolescentes. Uma técnica inovadora usada para o tratamento do transtorno é a aplicação de Interfaces Cérebro-Computador (ICC) no ambiente clínico. Este artigo tem como objetivo descrever o processo completo de construção, desde a especificação até a validação, de uma solução voltada para auxiliar a detecção de TDAH, por meio de um jogo de neurofeedback que adapta o teste de Stroop em uma aplicação interativa através de uma Interface Cérebro-Computador e reconhecimento de voz. A ferramenta desenvolvida foi testada com dez crianças, metade com o diagnóstico confirmado do TDAH e a outra metade sem a presença desse transtorno. Os resultados do estudo são promissores. Por um lado, no aspecto da usabilidade da ferramenta, os testes demonstraram que as crianças conseguiram utilizar o jogo por inteiro, realizando todos os testes contidos nele e permitindo o monitoramento cerebral. Por outro lado, os dados obtidos a partir da aquisição e análise das ondas EEG indicam que a solução gerou informações condizentes, conforme referências científicas, com o esperado pela influência do TDAH.
Abstract: Attention-deficit/hyperactivity disorder (ADHD) is a neurobiological disorder that presents symptoms of inattention, hyperactivity and/or impulsivity. Different approaches are used to achieve detection of this disorder in children and teenager. An innovative technique used for the treatment of the disorder is the application of Brain-Computer Interfaces (BCI) in the clinical environment. This article aims to describe the complete construction process, from specification to validation, of a solution aimed at helping the detection of ADHD through a neurofeedback game that adapts the Stroop test in an interactive application using a Brain-Computer Interface and Voice Recognition. The tool was tested with ten children, half with a confirmed diagnosis of ADHD and the other half without the presence of this disorder. The study results are promising. On the one hand, in terms of the usability of the tool, the tests showed that the children were able to use the game in its entirety, performing all the tests contained in it and allowing brain monitoring. On the other hand, the data obtained from the acquisition and analysis of the EEG waves indicate that the solution generated information consistent, according to scientific references, with what was expected from the influence of ADHD.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68428
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