Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68425
Tipo: | TCC |
Título : | Análise da metodologia de aprendizagem baseada em projetos no curso de sistemas e mídias digitais durante o ensino remoto-covid-19 |
Título en inglés: | Analysis of project-based learning methodology in the course of systems and digital media during remote teaching-vid-19 |
Autor : | Silva, Levi da |
Tutor: | Silva, Henrique Barbosa |
Palabras clave : | Aprendizagem Baseada em projetos;Ensino Remoto Emergencial;Sistemas e Mídias Digitais |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | SILVA, Levi da. Análise da metodologia de aprendizagem baseada em projetos no curso de sistemas e mídias digitais durante o ensino remoto-covid-19. 2022. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | A aprendizagem baseada em projetos é um modelo de ensino fundamentado na aprendizagem ativa, que visa estimular os alunos a trabalharem colaborativamente para resolver questões e problemas do mundo real, por meio de projetos autênticos. O objetivo geral deste trabalho é apresentar como a metodologia de aprendizagem baseada em projetos (ABP) impactou os docentes durante o ensino remoto emergencial, na COVID-19, no curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Com a finalidade de conhecer como esta metodologia pode ser aplicada de forma eficaz no ensino online. Para isso o trabalho busca descrever o contexto da COVID-19 e do ensino remoto emergencial, entender o que significa aprendizagem baseada em projetos, identificar de que forma a aprendizagem baseada em projetos é inserida no curso Sistemas e Mídias Digitais (SMD), pesquisar sobre as características gerais da aplicação da aprendizagem baseada em projetos, tendo como base as publicações no período de ensino remoto emergencial, coletar e analisar informações sobre a experiência dos professores da graduação presencial do SMD com a aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto. A metodologia é composta pela pesquisa bibliográfica e documental, coleta dos dados dos professores através de questionário online e análise das informações através do método de análise textual discursiva (ATD). A metodologia de aprendizagem baseada em projetos não é adotada de forma oficial no curso Sistemas e Mídias Digitais, é uma iniciativa pessoal ou em dupla. Porém, sua aplicação no ensino remoto segue os pressupostos da metodologia. O principal objetivo dos professores do SMD com a ABP é a resolução de problemas reais, tornar os alunos ativos e simular experiências reais. O planejamento no ensino remoto é diferente do presencial. Necessita de um planejamento que considere as TICs, adaptações na disciplina e nos projetos e novos modos de comunicação. A conclusão foi de que a aplicação da aprendizagem baseada em projetos em disciplinas do curso de graduação presencial em Sistemas e Mídias Digitais, no período de ensino remoto emergencial, em virtude da COVID-19, mostrou-se uma forma eficaz e possível de aprendizagem no ensino online. |
Abstract: | Project-based learning is a teaching model based on active learning, which aims to encourage students to work collaboratively to solve real-world issues and problems through authentic projects. The general objective of this work is to present how the project-based learning methodology (PBL) impacted teachers during emergency remote teaching, in COVID-19, in the Digital Systems and Media (SMD) course at the Federal University of Ceará (UFC) . In order to know how this methodology can be applied effectively in online teaching. For this, the work seeks to describe the context of COVID-19 and emergency remote teaching, understand what project-based learning means, identify how project-based learning is inserted in the Digital Systems and Media (SMD) course, research on the general characteristics of the application of project-based learning, based on publications in the period of emergency remote teaching, to collect and analyze information about the experience of teachers of the presential graduation of the SMD with project-based learning in remote teaching. The methodology consists of bibliographic and documental research, collection of data from teachers through an online questionnaire and analysis of information through the method of discursive textual analysis (DTA). The project-based learning methodology is not officially adopted in the Digital Systems and Media course, it is a personal initiative or in pairs. However, its application in remote teaching follows the assumptions of the methodology. The main objective of SMD teachers with PBL is to solve real problems, make students active and simulate real experiences. Planning in remote teaching is different from face-to-face. It needs planning that considers ICTs, adaptations in discipline and projects, and new modes of communication. The conclusion was that the application of project-based learning in subjects of the on-site undergraduate course in Digital Systems and Media, in the period of emergency remote teaching, due to COVID-19, proved to be an effective and possible way of learning in the online teaching. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68425 |
Aparece en las colecciones: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_lsilva.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.