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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68421
Tipo: | TCC |
Título: | Revisão bibliográfica sobre pavimento rígido e pavimento flexível considerando dimensionamento e custos |
Título em inglês: | Bibliographic review on rigid pavement and flexible pavement considering dimensioning and costs |
Autor(es): | Matias, Rubens Feitosa |
Orientador: | Cabral, Antonio Eduardo Bezerra |
Palavras-chave: | Pavimentos rígidos;Pavimentos flexíveis;Dimensionamento |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | MATIAS, Rubens Feitosa. Revisão bibliográfica sobre pavimento rígido e pavimento flexível considerando dimensionamento e custos. 2022. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | O pavimento rodoviário no Brasil divide-se principalmente entre rígido e flexível, que diferem quanto aos materiais utilizados, camadas de base, tipo de custo, dimensionamento e eficiência para os diferentes tipos de tráfego. Determinar em quais situações deve-se optar por cada tipo de pavimento influencia diretamente no custo de realização e de manutenção da via e, portanto, em sua viabilidade. Este trabalho é uma revisão bibliográfica sobre estes dois tipos mais comuns de pavimento: o pavimento rígido de concreto de cimento Portland e o pavimento flexível de concreto asfáltico. Foi apresentada parte da história dos pavimentos, bem como a definição desta esta estrutura e dos materiais utilizados para suas camadas. Os dois tipos de pavimento foram descritos, bem como suas diversas variações e aplicações. Os métodos de dimensionamento DNER (1981) e PCA (1984) foram apresentados para a modelagem dos pavimentos flexível e rígido, respectivamente. Por fim, foi realizada uma comparação econômica entre os dois tipos de pavimento. |
Abstract: | Road pavement in Brazil is mainly divided between rigid and flexible, which differ in terms of materials used, base layers, type of cost, dimensioning and efficiency for different types of traffic. Determining in which situations each type of pavement should be chosen has a direct influence on the construction and maintenance cost of the road and, therefore, on its viability. This work is a literature review on these two most common types of pavement: the rigid Portland cement concrete pavement and the flexible asphalt concrete pavement. Part of the history of the pavements was presented, as well as the definition of this structure and the materials used for its layers. The two types of pavement were described, as well as their multiples variations and applications. The dimensioning methods DNER (1981) and PCA (1984) were presented for the modeling of flexible and rigid pavements, respectively. Finally, an economic comparison was made between the two types of pavement. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68421 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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