Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68415
Tipo: TCC
Título: Design de Livro-brinquedo: concepção de um livro-objeto infantil, a partir de princípios básicos de narrativas (cenários e personagens).
Autor(es): Cordeiro, Luciana Sales
Orientador: Brasil, Aléxia Carvalho
Palavras-chave: Livro-brinquedo;Livro-objeto;Personagens;Cenários;Interação;Ilustração
Data do documento: 2022
Citação: CORDEIRO. L.S. Design de Livro-brinquedo: Concepção de um livro-objeto infantil, a partir de princípios básicos de narrativas (cenários e personagens). 2022. 92 f . Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Durante o percurso da autora no curso de Design da Universidade Federal do Ceará, ela aprendeu sobre livros interativos, livros infantis, produção de personagem e brinquedos. A partir do projeto iniciado pela a mesma em 2019, que envolveu a criação de um livro que promoveu criação de narrativas pela criança, e conhecimentos adquiridos no curso, a autora se viu diante de questionamentos, sobre o que é livro brinquedo, suas características e como os personagens se apresentam no contexto dos livros infantis, além de um interesse pessoal em continuar o projeto iniciado em 2019. Desse modo, esse trabalho de conclusão de curso de Design, visa desenvolver um livro-brinquedo que se utiliza de elementos básicos na criação de histórias: de cenários e de personagens, permitindo os usuários criarem suas próprias narrativas. Para o desenvolvimento do projeto, foi feito um estudo teórico a evolução do livro infantil, a identificação de tipos de interações que o livro-objeto infantil costuma ter, seus aspectos formais( texto, formato, dobra, cor e material) e o estudo de construção de personagens nesse meio a fim de identificar elementos de interatividade e a construção de narrativas que pudessem fortalecer o projeto. Foram utilizadas metodologias de construção de narrativas de de projeto, com etapas de pesquisa, testes, definições, revisões e enfim a prototipação do livro-brinquedo “Tem, mas tá faltando! Livro Brinquedo”.
Abstract: During the author's Design course at the Federal University of Ceará, she learned about interactive books, children's books, character concept and toys. From the project started by the same in 2019, which involved the creation of a book that promoted the creation of narratives by the child, and knowledge acquired in the course, the author found herself faced with questions about what a toy book is, its characteristics and how the characters present themselves in the context of children's books, in addition to a personal interest in continuing the project started in 2019. In this way, this course conclusion work in Design, aims to develop a toy book that uses basic elements in the creation of stories: of scenarios and characters, allowing users to create their own narratives. For the development of the project, a theoretical study was carried out on the evolution of the children's book, the identification of types of interactions that the children's book-object usually has, its formal aspects (text, format, fold, color and material) and the study of characters concept in this medium in order to identify elements of interactivity and the construction of narratives that could strengthen the project. Methodologies of construction of narratives and methodologies of project were used for that, with stages of research, tests, definitions, revisions and finally the prototyping of the toy book “It has, but it's missing! Toy Book”.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68415
Aparece nas coleções:DESIGN - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_lscordeiro.pdf136,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.