Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68411
Tipo: TCC
Título: Discalculia nas escolas de ensino fundamental do município de Penaforte-Ce
Título em inglês: Dyscalculia in elementary schools in the municipality of Penaforte-Ce
Autor(es): Ferreira, João Victor Bezerra
Orientador: Oliveira, Leonardo Tavares de
Palavras-chave: Matemática;Transtornos de Aprendizagem;Discalculia
Data do documento: 2020
Citação: FERREIRA, João Victor Bezerra. Discalculia nas escolas de ensino fundamental do município de Penaforte-Ce. 2020. 24 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Brejo Santo, 2020.
Resumo: O presente trabalho trata de um estudo sobre a discalculia nas escolas de ensino fundamental do município de Penaforte – CE. Assim, esta pesquisa objetiva analisar a opinião dos professores de matemática do ensino fundamental nas escolas do referido município, bem como também conhecer os saberes e identificar as dificuldades enfrentadas por esses professores da rede pública de Penaforte a respeito da discalculia. O presente trabalho está fundamentado na abordagem qualitativa e a análise realizada foi de forma analítico-interpretativa. Com isso, a partir das respostas de cada pesquisado, o presente trabalho mostrou que ministrar aulas de matemática para alunos que apresenta dificuldade é um desafio para os docentes quando o aluno tem discalculia. Concluiu-se que os professores investigados sabem o que é a discalculia, e o que ela significa. Quanto as definições relatadas por eles, revelaram que ainda há pouco conhecimento sobre este problema e como trabalhar com alunos discalcúlicos. Dessa forma, pretende-se com este trabalho alçar o conhecimento dos professores de matemática do ensino fundamental do município de Penaforte – CE.
Abstract: The present work deals with a study on dyscalculia in elementary schools from the municipality of Penaforte – CE. Thus, this research aims to analyze the opinion of mathematics teachers of elementary school in the schools of that city, as well as knowing the knowledge and identifying the difficulties faced by these teachers from the public school in Penaforte regarding dyscalculia. The present work is based on the qualitative approach and the analysis carried out was in an analytical-interpretative way. Thus, based on the responses of each respondent, the present study showed that teaching math classes to students who present difficulties is a challenge for teachers when the student has dyscalculia. It was concluded that the investigated teachers know what dyscalculia is, and what it means. As for the definitions reported by them, they revealed that there is still little knowledge about this problem and how to work with discalclic students. Thus, this work intends to raise the knowledge of mathematics teachers from elementary school in the municipality of Penaforte -CE.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68411
Aparece nas coleções:MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc-jvbferreira.pdf220,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.