Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68345
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Desenvolvimento de um software educacional para apoio ao ensino de localização e roteirização |
Título em inglês: | Development of educational software to support location and routing teaching |
Autor(es): | Almeida Junior, José Aurir Gonçalves Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe Albertin, Marcos Ronaldo |
Palavras-chave: | Ensino;Localização;Roteirização;Software educacional |
Data do documento: | 2019 |
Instituição/Editor/Publicador: | Exacta |
Citação: | ALBERTIN, M. R.; PONTES, H. L. J.; ALMEIDA JUNIOR, J. A. G. Desenvolvimento de um software educacional para apoio ao ensino de localização e roteirização. Exacta, vol. 17, n. 3, p. 81-99, jul./set. 2019. DOI: 10.5585/exactaep.v17n3.8444 |
Resumo: | Os processos educacionais passam por constantes alterações para se adaptarem às novas realidades digitais, oriundas da existência de um desenvolvimento tecnológico incessante, causador de profundas transformações sociais. Neste contexto, softwares apresentam-se como ferramentas importantes na educação há décadas. Considerando esta importância, a motivação deste trabalho parte da identificação de uma oportunidade de contribuir para o ensino de métodos de localização e roteirização em disciplinas de logística, através de um software desenvolvido com foco educacional. Para tanto, este trabalho inicia pela definição de tecnologias adequadas ao seu desenvolvimento, utilizando-as para a elaboração de algoritmos e de uma interface gráfica capazes de proporcionar ao usuário a aplicação de métodos de localização e roteirização, complementando o ensino teórico destes temas. O sistema desenvolvido é então verificado em comparação com outros sistemas, como o LogWare®, Google® Maps e Excel®, permitindo sua validação como software educacional, mostrando suas vantagens, limitações e oportunidades de melhoria. |
Abstract: | Educational approaches deal with constant changes in themselves to adapt in the new digital realities that emerges from the existence of an unstoppable technologic development, prompter of deep social transformations. In this context, software’s show themselves as important tools in education for decades. Considering this importance, the motivation for this works arises from the identification of an opportunity to contribute to the education of location and routing problems in logistics courses, through the development of software with educational focus. This work starts with the definition of some technologies, adequate to its development, using them to elaborate algorithms and a graphical user interface, able of offer to the end user the application of location and routing methods, complementing the theoretical teaching of these subjects. The developed system is, then, verified through the comparison with some other reference systems, like LogWare®, Google® Maps and Excel®, allowing the validation as educational software, showing its advantages, limitations and opportunities for improvement. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68345 |
ISSN: | 1983-9308 |
Aparece nas coleções: | DEPR - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_mralbertin.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.