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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Proposta de modelo estatístico para hierarquização do resultado de pesquisas de satisfação de clientes
Título em inglês: Statistical model proposal for ranking the results of customer satisfaction surveys
Autor(es): Saraiva, Raisse Layane de Paula
Barros Neto, José de Paula
Maués, Luiz Maurício Furtado
Palavras-chave: Satisfação;Requisitos de clientes;Produtos imobiliários;Modelo estatístico
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Ambiente Construído
Citação: BARROS NETO, J. P.; SARAIVA, R. L. P.; MAUÉS, L. M. F. Proposta de modelo estatístico para hierarquização do resultado de pesquisas de satisfação de clientes. Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 47-63, jul./set. 2021. https://doi.org/10.1590/s1678-86212021000300537
Resumo: Atender aos requisitos dos clientes é primordial para qualquer empresa ou indústria, uma vez que entregar aos clientes o produto que eles desejam é a sua razão de existir. Nos projetos habitacionais, compreender e traduzir tais requisitos em atributos de projeto visa buscar a total satisfação dos clientes e garantir vantagem competitiva. Para tanto, metodologias baseadas em aspectos qualitativos vêm sendo desenvolvidas, ainda assim, estas apresentam limitações quanto à garantia da qualidade dos produtos imobiliários. Com o intuito de propor um modelo para hierarquizar requisitos resultados de pesquisas de satisfação, baseado em aspectos quantitativos, este trabalho se dispôs a analisar um banco de dados composto por pesquisas de satisfação de empreendimentos habitacionais de padrões econômicos distintos. Foram empregadas análises das medidas de tendência central e dispersão, determinação da confiabilidade por meio do Alpha de Cronbach e análise fatorial. Pôde-se constatar que a principal ferramenta capaz de atender aos objetivos é a análise fatorial, sendo os aspectos construtivos com maior possibilidade de fornecer satisfação aos clientes aqueles relacionados a tamanho, qualidade, funcionalidade e conforto.
Abstract: Meeting customer requirements is crucial for any company or industry, since delivering to customers the products they need or desire is their reason for existing. In housing projects, understanding those requirements and translating them into design attributes is a way to achieve customer satisfaction and ensure a competitive edge to the company. In order to do that, different methods focused on the qualitative aspects have been used. However, those methods have proven to be limited with regards to ensuring the quality of building products. With the purpose of proposing a method to build a hierarchy of the requisites resulting from customer satisfaction surveys, based on quantitative aspects, this study analysed a databank formed by customer satisfaction surveys in housing developments with different economic standards. The study applied measures of central tendency and dispersion, reliability tests by means of the Cronbach's Alpha and factor analysis. The results show that the main tool to help meeting the aims is factor analysis, with the constructive aspects related to size, quality, functionality and comfort more likely to provide satisfaction to customers.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68326
ISSN: 1678-8621
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DECC - Artigos publicados em revistas científicas

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