Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68325
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maia, Macilene Maria Monteiro | - |
dc.contributor.author | Carmo, Breno Barros Telles do | - |
dc.contributor.author | Pontes, Renata Lopes Jaguaribe | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-16T19:15:54Z | - |
dc.date.available | 2022-09-16T19:15:54Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | CARMO, B. B. T.; MAIA, M. M. M.; PONTES, R. L. J. et al. Aprendizagem baseada em projetos: percepção dos discentes do curso de engenharia de produção. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, vol. 7, jan./dez. 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1518 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2446-774X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68325 | - |
dc.description.abstract | Active methodologies, such as Project Based Learning (PBL), are able to stimulate students’ active attitudes, promoting soft skills development, such as creativity and autonomy. This research evaluates students’ perception about a learning strategy based on PBL developed at Industrial Engineering course. The methodology followed two phases: (i) students’ perception analysis through a questionnaire and (ii) interviews as further analysis, in order to explore the elements that justify the results obtained from the first phase. The research revealed that PBL promoted a creative, dynamic and contextualized learning environment, able to develop on the students critical thinking, social skills and autonomy competences. However, they identified workload as a challenge. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento de habilidades | pt_BR |
dc.subject | Observação participante | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem baseada em projetos: percepção dos discentes do curso de engenharia de produção | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As metodologias ativas colocam o discente no centro do processo de aprendizagem, estimulando a criatividade e a autonomia, entre outras competências. Esta pesquisa avalia a percepção discente acerca da utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na disciplina de Fundamentos de Engenharia de Produção em três dimensões: competências desenvolvidas; desafios e dificuldades e; ambiente de aprendizagem, comparando os resultados obtidos com o que é preconizado na literatura. A metodologia utilizada foi dividida em duas etapas: (i) avaliação da percepção geral dos discentes matriculados na disciplina por meio de questionário e (ii) realização de entrevistas semiestruturadas para o aprofundamento da análise, com o objetivo de explorar os elementos que justificam os resultados obtidos por meio dos questionários. A pesquisa revelou que os discentes perceberam que a ABP proporciona um ambiente de aprendizagem criativo, dinâmico e contextualizado, além de aprimorar o pensamento crítico, a desenvoltura em trabalhos em grupo e a autonomia. O principal desafio identificado é a carga de trabalho potencialmente excessiva. | pt_BR |
dc.title.en | Project based learning: industrial engineering students’ perception | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEPR - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_bbtecarmo.pdf | 950,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.