Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68261
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Novaes, Antonio Galvão Naclério | - |
dc.contributor.author | Dutra, Nadja Glheuca da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-15T18:10:17Z | - |
dc.date.available | 2022-09-15T18:10:17Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.citation | DUTRA, N. G. S. O enfoque de "city logistics" na distribuição urbana de encomendas. 2004. 212 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68261 | - |
dc.description.abstract | The conflict generated by cargo displacement in the urban space is not new. Many times, however, this subject has been put aside due to other priorities, mainly the ones associated with public transportation and with people movement in general. This can be confirmed when one compares the number of scientific publications dealing with such themes. But, due to the growing volumes of urban cargo, mainly in the CBDs, the subject “urban cargo” is receiving much more attention recently, particularly when proposing measures to improve environmental conditions in these centers. Thus, with the objective of keeping urban mobility within a sustainable transportation framework, new propositions are being developed concerning new forms of delivering merchandises in the city, as a way to mitigate the negative effects of such activities (which involve nuisance of different kinds: visual, sound, pollutant emissions etc). Five key areas can be identified as possible transportation strategies, from which it is possible to extract environmental gains and increasing competitiveness for the enterprises involved in the process of displacing cargo: 1) less polluting engines, 2) personal training (truck drivers), 3) choice of more favorable transportation modes, 4) reduction of the number of vehicles in the traffic network, and 5) the adoption of city logistics concepts. In this thesis we analyze the benefits generated by the use of city logistics concepts directed to the improvement of the urban environment with a national focus. The CBD of Florianópolis-SC, Brazil, was considered in the application. The corresponding costs were estimated (man power, operations, facilities) for the actual reality. Then, these elements were compared with another alternative formulation, hypothetical, where the concepts of city logistics were predominant. Good results, either under the environmental point of view (reduction of pollution levels and of moving vehicles), or under the competitive framework (cost reduction), were observed, which endorse and stimulate the adoption of this novel concept. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de produção | pt_BR |
dc.title | O enfoque de "city logistics" na distribuição urbana de encomendas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Não é novo o conflito causado pela movimentação de cargas no espaço urbano. Porém, muitas vezes, esse assunto fora deixado de lado pelo fato de existirem outras prioridades, mais voltadas ao transporte coletivo e à circulação em geral. Isso pode ser constatado quando se compara o número de publicações científicas entre os temas. Mas, devido à crescente necessidade e ao aumento de tráfego dessas cargas, sobretudo nas áreas centrais urbanas, o tema “carga urbana” vem assumido papel de destaque nas propostas de melhorias da qualidade ambiental desses centros. Assim, com o intuito de promover a mobilidade urbana com vistas à sustentabilidade do setor transportes, surgem novas propostas de arranjos das formas de entregas nas cidades como meio de solucionar os transtornos dessa circulação de mercadorias (seja pela intrusão visual, poluição sonora, aumento do número de emissões etc). Cinco “áreas-chave” podem ser identificadas como estratégias em transportes, das quais se podem esperar ganhos ambientais e de competitividade para as companhias envolvidas no processo de movimentações de carga: 1) motores menos poluentes, 2) treinamento de pessoal (motoristas), 3) adoção de meios de transportes ambientalmente mais favoráveis, 4) redução do número de veículos circulando e 5) o emprego dos conceitos de city logistics. Esse trabalho analisou os benefícios advindos do emprego dos conceitos em city logistics na melhoria do ambiente urbano para uma realidade nacional, estudando-se o comportamento da área central de Florianópolis numa aplicação. Estimaram-se os custos envolvidos (mão-de-obra, operação, instalações etc.) para a atual realidade, comparando-os, posteriormente, à outra, hipotética, na qual os conceitos de city logistics se fizeram presentes. Bons resultados, tanto do ponto de vista ambiental (dada a redução do número emissões e de veículos), quanto de competitividade (custos em geral), puderam ser observados, ratificando e estimulando o uso desse tipo de conceito. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | DEPR - Teses defendidas em outras instituições |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2004_tese_ngsdutra.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.