Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68235
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFelix, Hudson de Souza-
dc.contributor.authorSousa, Gabriel Lacerda de-
dc.date.accessioned2022-09-15T13:08:29Z-
dc.date.available2022-09-15T13:08:29Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSOUSA, Gabriel Lacerda de. A matemática presente nos jogos educacionais; sudoku, tangram e cubo de Rubik. 2020. 36 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Quiterianópolis, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68235-
dc.description.abstractThe present work seeks to present ideas and reflections about the importance of using pedagogical games in the development of mathematical knowledge, manifesting in the course of discussions historical facts that present and demonstrate the relevance of educational games, in addition to that, and demonstrated by May some authors concepts and mathematical strategies present in tangram games, Rubik's cube and sudoku. Thus, the nature of this work is qualitatively and methodologically of bibliographic nature, using reflections from the work of some authors to demonstrate historical and structural concepts of mathematics present in these games. At work, a small reflection of ideas about teacher training and the necessary preparation to deal with the challenges found in a classroom is made. At the end it is concluded that this type of pedagogical tool should be seen as an aid in fixing the contents or as a way of illustrating abstract mathematical reasoning, and should not be seen as the solution to any problem of learning mathematics.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectFerramentas de ensinopt_BR
dc.titleA matemática presente nos jogos educacionais; sudoku, tangram e cubo de Rubikpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho busca apresentar ideias e reflexões acerca da importância da utilização dos jogos pedagógicos no desenvolvimento de conhecimentos matemáticos, manifestando no decorrer das discussões os fatos históricos que apresentam e evidenciam a relevância dos jogos educacionais, além de que, e demostrado por meio de ideias de alguns autores conceitos e estratégias matemáticas presentes nos jogos tangram, cubo de Rubik e sudoku. Desse modo a natureza desse trabalho é qualitativa e metodologicamente de cunho bibliográfico, utilizando reflexões do trabalho de alguns autores para demostra conceitos históricos e estruturais da matemática presente nos referidos jogos. No trabalho é feito uma pequena reflexão de ideias sobre a formação dos professores e o preparo necessário para se lidar os desafios encontrados em uma sala de aula. Ao final conclui-se que este tipo de ferramenta pedagógica deve ser encarado como auxilio na fixação dos conteúdos ou como forma de ilustrar raciocínios matemáticos abstratos, não devendo ser enxergada como a solução para todos os problemas de aprendizagem da matemática.pt_BR
dc.title.enMathematics present in educational games; sudoku, tangram and cube by rubikpt_BR
Aparece nas coleções:MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_glsousa.pdf479,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.