Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68222
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRocha, Antônia Rozimar Machado e-
dc.contributor.authorAmâncio, Nivânia Menezes-
dc.date.accessioned2022-09-14T18:12:20Z-
dc.date.available2022-09-14T18:12:20Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationAMÂNCIO, Nivânia Menezes. O “novo” ensino médio consubstanciado na Lei 13.415/17 e na BNCC: o prenúncio de uma tragédia anunciada. Orientadora: Antônia Rozimar Machado e Rocha. 2022. 217 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68222-
dc.description.abstractThe research aimed to analyze, in the context of the transformations in the world of work, the counter-reform of high school, over the last twenty years, which culminated in the process of proposition, processing and approval of Law n. 13,415/2017, as well as examining the links between the aforementioned Law and the main legal provisions that give organicity to the so-called “new” high school, namely: the BNCC and Resolution n. 3/2018.To this end, the study is based on historical-dialectical materialism, having as a theoretical reference, authors such as Kuenzer (2000), Zibas (2009), Krawczyk (2017), Ciavatta (2005), Nosella (1992) , Frigotto (2004), Girotto (2018), Freitas (2018a), among others. The research had a qualitative nature, carrying out an exploratory investigation of the bibliographic and documentary type around the main legal provisions that deal with the "new" high school. The results indicate that such a proposal is far from configuring a “new” Brazilian high school, showing yet another renewed edition of the old strategies used for decades in the country, delaying the advances made towards an emancipatory education for the children of the working class. To conclude, it is proposed to make efforts from the whole of organized civil society to demand that the State adopt an educational policy that is truly capable of expanding opportunities for access and permanence to quality Basic Education for all at all stages of the teaching.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subject“Novo” ensino médiopt_BR
dc.subjectLei nº 13.415/17pt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subject"New" high schoolpt_BR
dc.subjectLaw 13.415/17pt_BR
dc.subjectNational Common Curricular Basept_BR
dc.subjectEducational policypt_BR
dc.subjectStatept_BR
dc.titleO “novo” ensino médio consubstanciado na Lei 13.415/17 e na BNCC: o prenúncio de uma tragédia anunciadapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrNesta pesquisa buscou-se analisar, no contexto das transformações do mundo do trabalho, a contrarreforma do ensino médio, ao longo dos últimos vinte anos, a qual culminou no processo de proposição, tramitação e aprovação da Lei nº 13.415/2017, bem como examinar os nexos existentes entre a referida Lei e os principais dispositivos legais que dão organicidade ao chamado “novo” ensino médio, a saber: a BNCC e a Resolução n. 3/2018. Para tanto, o estudo fundamentou-se no materialismo histórico-dialético, tendo como referencial teórico os seguintes autores: Kuenzer (2000), Zibas (2009), Krawczyk (2017), Ciavatta (2005), Nosella (1992), Frigotto (2004), Girotto (2018), Freitas (2018a), entre outros. A pesquisa teve cunho qualitativo, realizando-se uma investigação exploratória do tipo bibliográfica e documental em torno dos principais dispositivos legais que tratam do “novo” ensino médio. Os resultados indicam que tal proposta está longe de configurar um “novo” ensino médio brasileiro, evidenciando mais uma edição renovada das velhas estratégias usadas há décadas no país, retardando os avanços conquistados rumo a uma educação emancipatória para os filhos da classe trabalhadora. Para concluir, propõe-se envidar esforços do conjunto da sociedade civil organizada, para cobrar do Estado a adoção de uma política educacional que seja realmente capaz de ampliar as oportunidades de acesso e permanência a uma Educação Básica de qualidade para todos em todas as etapas do ensino.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tese_nmamancio.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.