Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68165
Tipo: TCC
Título: O uso das cores na construção estética da linguagem dos videoclipes: uma análise dos clipes “Chega” e “Bixinho” da cantora Duda Beat
Título em inglês: The use of colors in the aesthetic construction of the language of video clips: an analysis of the clips “Chega” and “Bixinho” by the singer Duda Beat
Autor(es): Nascimento, Guilherme Ramos do
Orientador: Oliveira, Adriano Anunciação
Palavras-chave: Cores;Videoclipes;Análise de imagem;Linguagem audiovisual
Data do documento: 2021
Citação: NASCIMENTO, Guilherme Ramos do. O uso das cores na construção estética da linguagem dos videoclipes: uma análise dos clipes “Chega” e “Bixinho” da cantora Duda Beat. 2021. 120 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Esta pesquisa aborda o papel das cores na composição da linguagem audiovisual dos videoclipes, considerando as contribuições estéticas desse elemento à construção visual almejada pelos realizadores e os efeitos criados por esse uso,entendendo as convenções culturais e sociais sobre a significação das cores e,assim, expondo os efeitos semióticos da aplicação de cores nos videoclipes analisados. A pesquisa contextualiza a história dos videoclipes desde o seu surgimento até o mercado de videoclipes contemporâneo e analisa a cor como elemento utilizado dentro da linguagem audiovisual para evocar sentimentos e sensações específicas ao espectador nos videoclipes de Bixinho (2018) e Chega (2019), da artista Duda Beat (2018). Para a análise foram utilizadas as metodologias de Análise Fílmica, de Vanoyé e Goliot-Lété (1992) e Análise de Imagem, proposta por Joly (1996). Como resultado, foi possível perceber que a cor como elemento visual tem grande importância na construção estética dos objetos de estudo, agindo de forma direta sobre o modo como as narrativas visuais são apresentadas nos vídeos e auxiliando também na criação da relação entre música e imagem. Desse modo, foi constatado que as cores aplicadas nos videoclipes de estudo são responsáveis por influenciar a interpretação da mensagem visual que os realizadores buscam passar, sendo um elemento técnico fundamental a ser pensado na realização de videoclipes.
Abstract: This research addresses the role of colors in the composition of the audiovisual language of video clips, considering the aesthetic contributions of this element to the visual construction desired by the filmmakers and the effects created by this use,understanding the cultural and social conventions on the meaning of colors, thus exposing the semiotic effects of color application on the analyzed video clips. The research contextualizes the history of music videos from their emergence to the contemporary music video market and analyzes color as an element used within the audiovisual language to evoke specific feelings and sensations to the viewer in the music videos Bixinho (2018) and Chega (2019), from the artist Duda Beat. For the analysis, the methodologies of Film Analysis, by Vanoyé and Goliot-Lété (1992) and Image Analysis, proposed by Joly (1996) were used. As a result, it was possible to see that color as a visual element has great importance in the aesthetic construction of study objects, acting directly on the way in which visual narratives are presented in the videos, also helping to create the relationship between music and image. Thus, it was found that the colors applied in the video clips studied are responsible for influencing the interpretation of the visual message that the filmmakers seek to convey, being a fundamental technical element to be thought of when making video clips.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68165
Aparece nas coleções:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_grnascimento.pdf6,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.