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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68147
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Freire, Raquel Santiago | - |
dc.contributor.author | Balan, Gabriel Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-12T14:20:45Z | - |
dc.date.available | 2022-09-12T14:20:45Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | BALAN, Gabriel Ribeiro. Narrativas e contextualização em recursos educacionais digitais: o caso da Turma da Mila. 2021. 62 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68147 | - |
dc.description.abstract | The research presented here has as general objective to present the narrative as a fundamental criterion in the development of Digital Educational Resources. RED can take many forms, from games to simulators, or even images, texts, videos, audios, animations and/or hyperlinks.With this study, it is expected to highlight the main aspects and characteristics of the narrative in the development of a series of Digital Educational Resources. The narrative basically consists of what is narrated, in the storytelling, in the act that has accompanied humanity since ancient times. The way of telling stories has been improved over time, from rock paintings, through literature, to the interactive stories currently told through video games.This type of use for educational purposes can present several advantages. The study presents the following specific objectives: to describe the main characteristics of narratives in digital games, to characterize the importance of narrative and contextualization in resources for education and to classify how these narratives appear in a series of resources entitled: "The Mila’s Gang", object of study of the work developed here. This research followed the case study method, in order to classify how narratives and contextualization appear in the RED of Turma da Mila, the analyzed product. An analysis form was developed to catalog each resource and its characters in a narrative analysis structure and to understand the aspect of contextualization. With the results it was possible to conclude that there are narrative elements present in the analyzed RED series and the importance of the narrative approach in the contextualization of the construction of new knowledge. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Recurso educacional digital | pt_BR |
dc.subject | Narrativa em recursos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.title | Narrativas e contextualização em recursos educacionais digitais: o caso da Turma da Mila | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo geral entender a narrativa como critério fundamental no desenvolvimento de Recursos Educacionais Digitais. Os RED podem assumir muitas formas, desde jogos à simuladores, ou mesmo imagens, textos, vídeos, áudios,animações e/ou hiperlinks. Com este estudo, espera-se destacar os principais aspectos e características da narrativa no desenvolvimento de uma série de Recursos Educacionais Digitais. A narrativa consiste basicamente naquilo que é narrado, na contação de histórias, no ato que acompanha a humanidade desde tempos remotos. A forma de contar histórias foi sendo aprimorada com o passar do tempo, desde pinturas rupestres, passando pela literatura,até as histórias interativas contadas atualmente por meio de jogos eletrônicos. Este tipo de utilização para fins educacionais pode apresentar diversas vantagens. O estudo apresenta os seguintes objetivos específicos: descrever as principais características de narrativas em jogos digitais, caracterizar a importância da narrativa e da contextualização em recursos para a educação e classificar como essas narrativas aparecem em uma série de recursos intitulado:“A Turma da Mila”, objeto de estudo do trabalho aqui desenvolvido. Esta pesquisa seguiu o método de estudo de caso, a fim de por meio do objeto da pesquisa classificar como as narrativas e a contextualização aparecem nos RED da Turma da Mila, o produto analisado.Uma ficha de análise foi desenvolvida para catalogar cada recurso e seus personagens em uma estrutura de análise narrativa e para compreender o aspecto de contextualização. Com os resultados foi possível concluir que há elementos narrativos presentes na série de RED analisada e da importância da abordagem narrativa na contextualização da construção de novos saberes. | pt_BR |
dc.title.en | Narratives and contextualization in digital educational resources: the case from "Turma da Mila" | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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