Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68115
Tipo: TCC
Título: Demonstração do valor adicionado: uma contribuição ao segmento hoteleiro no Estado do Ceará
Autor(es): Morais, Nathália Macêdo de
Orientador: Carneiro, Célia Maria Braga
Palavras-chave: Demonstratívos contábeis;Balanço (Contabilidade);Valor adicionado (Contabilidade)
Data do documento: 1999
Citação: MORAIS, Nathália Macêdo de. Demonstração do valor adicionado: uma contribuição ao segmento hoteleiro no Estado do Ceará. 1999. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1999.
Resumo: Inseridas em um novo contexto mundial, as empresas passam a vivenciar uma nova consciência, a de que contribuem não apenas com a formação de riquezas e de remuneração do capital, mas também, a de que dão uma contribuição social na proporção em que geram empregos, desenvolvem programas sociais e colaboram com a preservação do meio ambiente. O Balanço Social é um mecanismo de evidenciação que aponta as ações da empresa com relação aos empregados, ao meio ambiente e à geração de riquezas, esta última representada pela Demonstração do Valor Adicionado (DVA). O conceito de Valor Adicionado ou Agregado deriva de conceitos econômicos, sendo estudado em economia como instrumento de medição do Produto Interno Bruto (Pffi). Desta forma enfrenta os mesmos problemas encontrados na aferição do Pffi, tais como, a dificuldade de realizar a soma de bens e serviços de caracteristicas diversas, a possibilidade de somar em duplicidade determinados bens e a divergência entre o conceito econômico de efetuar o cálculo com base na produção ou o conceito contábil calculando a partir das vendas do período. A abordagem deste trabalho relaciona-se com o conceito de valor adicionado contábil e sua evidenciação. A DVA é elaborada em duas partes distintas. A primeira refere-se à apuração do Valor Adicionado ( somatório das Receitas, subtraídos os Insumos Adquiridos de Terceiros) e a segunda refere-se à distribuição do Valor Adicionado ( Valores pagos, respectivamente, aos empregados, aos financiadores, ao governo, e também aos acionistas). Não há um modelo padronizado de DVA e muitos itens componentes da demonstração ainda estão em fase de critica e análise, não existindo um consenso a respeito, a exemplo da Depreciação. O valor adicionado pela empresa reflete de certa forma o comportamento do setor do qual faz parte. Não se pode analisar o valor adicionado dissociando-o da conjuntura em que a organização está inserida. O segmento hoteleiro cearense apresenta-se com grandes perspectivas, na medida em que é um dos que mais agregam valor à economia local gerando renda e postos de trabalho. A contribuição esperada com este trabalho é a de que não apenas o segmento nele enfocado perceba a relevância desta demonstração no processo gerencial, mas que todos os demais não permaneçam inertes no aguardo de obrigatoriedade e tenham iniciativa de adotar esta demonstração como instrumento de auxilio na gestão dos negócios
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68115
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_tcc_nmmorais.pdf28,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.