Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68087
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fonteles Filho, José Mendes | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Simone | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-08T15:39:54Z | - |
dc.date.available | 2022-09-08T15:39:54Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Simone. A consciência dos alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará numa perspectiva freiriana acerca da aquisição de material xerografado. Orientador: José Mendes Fonteles Filho. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68087 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Consciência crítica | pt_BR |
dc.subject | Consciência ingênua | pt_BR |
dc.subject | Formação de pedagogos | pt_BR |
dc.subject | Xerox | pt_BR |
dc.title | A consciência dos alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará numa perspectiva freiriana acerca da aquisição de material xerografado. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O seguinte trabalho monográfico tem como objeto de análise a consciência desenvolvida pelos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Ceara acerca da aquisição de materiais didáticos xerografados. Foram utilizadas, como base teórica, as concepções de Freire (1970, 1977, 1980, 1990, 1991, 1993, 1980, 1999, 2003), acerca da consciência crítica e ingênua. A pesquisa realizada tem natureza qualitativa, onde nos utilizamos de entrevista semiestruturada e questionário semiaberto, possui um estilo de linguagem mais coloquial e fluido. A pesquisa foi realizada com estudantes do curso de pedagogia, da Universidade Federal do Ceará. Podemos ver, com a coleta dos dados, que a retirada desse material tornou-se habitual e mecanizada, constituindo-se como hábito hegemônico. Apesar de haverem questionamentos, acerca destes recursos e desta forma de utilização, não se pensa formas de construção de novas alternativas. Por fim, concluímos que mesmo em espaços ditos democráticos e que se afirma uma fluidez de questionamentos críticos, em que se poderia concluir, de forma até precipitada, que há uma consciência crítica generalizada, ainda há o que se questionar e muito a ser desvelado e transformado. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_sferreira.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.