Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68087
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFonteles Filho, José Mendes-
dc.contributor.authorFerreira, Simone-
dc.date.accessioned2022-09-08T15:39:54Z-
dc.date.available2022-09-08T15:39:54Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFERREIRA, Simone. A consciência dos alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará numa perspectiva freiriana acerca da aquisição de material xerografado. Orientador: José Mendes Fonteles Filho. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68087-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConsciência críticapt_BR
dc.subjectConsciência ingênuapt_BR
dc.subjectFormação de pedagogospt_BR
dc.subjectXeroxpt_BR
dc.titleA consciência dos alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará numa perspectiva freiriana acerca da aquisição de material xerografado.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO seguinte trabalho monográfico tem como objeto de análise a consciência desenvolvida pelos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Ceara acerca da aquisição de materiais didáticos xerografados. Foram utilizadas, como base teórica, as concepções de Freire (1970, 1977, 1980, 1990, 1991, 1993, 1980, 1999, 2003), acerca da consciência crítica e ingênua. A pesquisa realizada tem natureza qualitativa, onde nos utilizamos de entrevista semiestruturada e questionário semiaberto, possui um estilo de linguagem mais coloquial e fluido. A pesquisa foi realizada com estudantes do curso de pedagogia, da Universidade Federal do Ceará. Podemos ver, com a coleta dos dados, que a retirada desse material tornou-se habitual e mecanizada, constituindo-se como hábito hegemônico. Apesar de haverem questionamentos, acerca destes recursos e desta forma de utilização, não se pensa formas de construção de novas alternativas. Por fim, concluímos que mesmo em espaços ditos democráticos e que se afirma uma fluidez de questionamentos críticos, em que se poderia concluir, de forma até precipitada, que há uma consciência crítica generalizada, ainda há o que se questionar e muito a ser desvelado e transformado.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_sferreira.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.