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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Maria José-
dc.contributor.authorBarbosa, Igor Cicero Batista-
dc.date.accessioned2022-09-08T15:28:43Z-
dc.date.available2022-09-08T15:28:43Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBARBOSA, Igor Cicero Batista. A alfabetização de crianças com deficiência visual, no primeiro e segundo ano dos anos iniciais. Orientadora: Maria José Barbosa. 2022. 70 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68085-
dc.description.abstractThe work in question investigates how children with visual impairments are literate, based on the case study that will be presented during this text. As a liberating action, this teaching enables the acquisition of references, which favor communication, insertion in society, and the acquisition of knowledge. The general objective of the present work is to demonstrate how the literacy process of blind and low vision children works. This research seeks ways to highlight those who do not have strong attention from society and the academic world, in which there were few works carried out about this learning, aimed at those who see little or nothing, with their particularities. The entire development of the study was based on theoretical references related to the topic of literacy, visual impairment, and official documents, such as the authors Soares (2003), Ferreiro and Teberosky (2011), National Common Curriculum Base (2017), Paulo Freire (2011), Brito and Veitzman (2000), Birch, (1993) apud Viginheski et al, (2014), Garcia (2014), Mosquera (2010), Monteiro (2007), National Policy on Special Education from an Education Perspective Inclusive (2008), Technical Norms of Braille (2002) and the Government of the State of Ceará (2020 and 2021). In addition to experiencing all the apparatus related to the theoretical part, the work was developed with the collection of information through observations, questionnaires for the teachers of the first and second year, in addition to having informal interviews with them and the face-to-face observation, with the practice an alphabetic activity. The research place is a philanthropic institution, referenced in the education of students with visual impairment. The institution, based in Fortaleza-CE, regularly serves all children, of mixed classes, contributing to inclusion. After analyzing the data, the results showed that the construction of literacy occurs in the same way for those with low vision and blind people, as it does for the sighted. Among the visually impaired, some have a more advanced pace of learning than others, emphasizing that each one has its particularities, which are influenced by several factors. The COVID-19 pandemic greatly influenced the performance of some of them and also the research provided for this academic work.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleA alfabetização de crianças com deficiência visual, no primeiro e segundo ano dos anos iniciaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho em pauta investiga como as crianças com deficiência visual são alfabetizadas, a partir do estudo de caso que será apresentado no decorrer deste texto. Como ação libertadora, este ensino possibilita a aquisição de referenciais, que favorecem a comunicação, a inserção na sociedade e a aquisição do conhecimento. O objetivo geral do presente trabalho é investigar como funciona o processo de alfabetização de crianças cegas e de baixa visão. Esta pesquisa busca meios de colocar em evidência aqueles que não possuem uma forte atenção da sociedade e do mundo acadêmico, nas quais, foram poucos trabalhos realizados em referência a esta aprendizagem, direcionada a aqueles que pouco ou nada enxergam, com suas particularidades. Todo o desenvolvimento do estudo foi feito a partir dos referencias teóricos relacionados ao tema da alfabetização, da deficiência visual como os autores Soares (2003), Ferreiro e Teberosky (2011), Base Nacional Curricular Comum (2017), Paulo Freire (2011), Brito e Veitzman (2000), Birch, (1993) apud Viginheski et al, (2014), Garcia (2014), Mosquera (2010), Monteiro (2007), e de documentos oficiais, a saber: Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), Normas Técnicas do Braille (2002), Ministério da Educação (2000) e as Resoluções do Governo do Estado do Ceará (2020 e 2021). Além de vivenciar todo o aparato relacionado à parte teórica, o trabalho foi desenvolvido com a coleta de informações através de observações, questionários para as professoras do primeiro e segundo ano, além de contar com entrevistas informais destas e a observação presencial, com a prática de uma atividade alfabética. O local da pesquisa é uma instituição filantrópica, referenciado na educação de estudantes com a deficiência visual. A instituição, sediada em Fortaleza-CE, atende de forma regular todas as crianças, com turmas mistas, contribuindo com a inclusão. Após a análise dos dados, os resultados apontaram que a construção da alfabetização ocorre da mesma forma tanto para aqueles de baixa visão e cegos, como ocorre com aqueles que enxergam. Dentre os deficientes visuais, alguns possuem um ritmo mais avançado de aprendizagem que os outros, destacando que cada um possui suas particularidades, sendo eles influenciados por diversos fatores. A pandemia da COVID-19 influenciou bastante no desempenho de algumas delas e também, na investigação propiciada a este trabalho acadêmico.pt_BR
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