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dc.contributor.advisorOliveira, Janaina Melo-
dc.contributor.authorMenezes, Eduardo Massey Lima-
dc.date.accessioned2022-09-08T12:49:24Z-
dc.date.available2022-09-08T12:49:24Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMENEZES, Eduardo Massey Lima. Identificação de áreas recomendadas para deslastro em casos especiais: Uma proposta de aplicação à área portuária do litoral cearense. 2022. 68 f. Monografia (Graduação em Ciências Ambientais) – Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68079-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGeoprocessamentopt_BR
dc.subjectÁgua de lastropt_BR
dc.subjectSegurança - Meio ambientept_BR
dc.subjectModelo hidrodinâmicopt_BR
dc.subjectHidrodinâmicapt_BR
dc.subjectPortos - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.titleIdentificação de áreas recomendadas para deslastro em casos especiais: Uma proposta de aplicação à área portuária do litoral cearensept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrÉ de ciência que a água de lastro apresenta uma ameaça à biodiversidade local, causando desequilíbrio no ecossistema devido a possível troca de organismos que são levados, de forma voluntária ou involuntariamente, de seu habitat natural para outra região. A água de lastro é de suma importância para a estabilidade do navio, sendo elemento fundamental para a continuidade do comércio marítimo. Nessa perspectiva, o objetivo geral do trabalho se configura em realizar uma simulação de deslastro e elaborar mapas temáticos com a utilização de Sistemas de Informações Geográficas - SIG, para determinar áreas recomendadas para deslastro no litoral cearense, mais precisamente nas regiões próximas aos portos de Fortaleza, Pecém, Paracuru e município de Caucaia, de forma que não apresente ameaça de bioinvasão, seguindo os parâmetros da Organização Marítima Internacional (IMO), para casos especiais em que a embarcação deve deslastrar em distância mínima de 50 milhas náuticas da costa e em águas de pelo menos 200 metros de profundidade. Foi realizada uma simulação de deslastro utilizando linguagem Python e o modelo hidrodinâmico OpenDrift, obtida a distância percorrida numa duração de 2 dias, equivalente a 146,52 km da costa, assim tendo base para gerar proximidades com áreas urbanas, unidades de conservação e manguezais, e posteriormente suas zonas de risco e áreas susceptíveis a bioinvasão, por fim o mapa de resultado final indica que as áreas recomendadas para processos de deslastro em casos especiais, de forma que não apresente potencial risco, se localiza a partir de 98,2 milhas náuticas da costa.pt_BR
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