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dc.contributor.advisorLima Neto, Ernesto Trajano de-
dc.contributor.authorLopes, Francisco Walisson da Silva-
dc.date.accessioned2022-09-05T16:00:24Z-
dc.date.available2022-09-05T16:00:24Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLOPES, Francisco Walisson da Silva. A importância de aspectos de music branding em trilhas sonoras da era 16-bits para experiência sonora do jogador. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68036-
dc.description.abstractSince the beginning of digital games with sound, game designers have started to think about how this sound influences the experience of those who play. Marketing, for example, is one of the areas that researches how the auditory sense can intentionally influence a larger group of listeners, proximate to the construction of an experience. The objective of this research is to investigate, in games attributed to the 16-bit age, the importance of aspects of music branding in soundtracks of the 16-bit age for the player's sound experience. Through a survey of 16-bit music branding studies and game audio, an experiment was made. Initially, a research was made on the design project of the tracks studied here, in order to suppose relations with brand personality. Through a form published in academic circles and game design groups, participants were invited to play the first phase of two of the games of the Platform type, from the Super Nintendo Entertainment System console, and may request the availability of the necessary equipment if necessary to play. Then, they would answer about how they heard the sounds of the game, and if they had any difficulties to this. Finally, they would have to rate, through the foundations of a Brazilian study on brand personality dimensions, the presence of such dimensions. The results of the form express how the players see the presence of the dimensions of personalities in the soundtracks. Through a parallel between the relationship between the personality dimensions indicated by the players, and the dimensions that are supposed to be present in the design of that audio, it was possible to consider that the brand personality studies, have their importance to help the construction of a desired sound experience in games. This researh indicates that new studies in sound design for games, can build new multidisciplinary methods for the area.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTrilhas sonoraspt_BR
dc.subjectBrand personalitypt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subject16-bitspt_BR
dc.subjectSuper Nintendopt_BR
dc.titleA importância de aspectos de music branding em trilhas sonoras da era 16-bits para experiência sonora do jogadorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrDesde o início dos jogos digitais com som, os designers de jogos começaram a pensar sobre como esse som influencia na experiência de quem joga. O marketing por exemplo, é uma das áreas que pesquisa como o sentido auditivo pode influenciar intencionalmente um grupo maior de ouvintes, tangenciando a construção de uma experiência. O objetivo desta pesquisa é investigar, nos jogos atribuídos à era 16-bits, a importância de aspectos de music branding em trilhas sonoras da era 16-bits para experiência sonora do jogador. Através de um levantamento sobre estudos de music branding e sobre áudio nos jogos da era 16-bits, um experimento foi feito. Inicialmente foi realizada uma pesquisa sobre o projeto de criação das trilhas aqui estudadas, com intuito de supor relações com brand personality. Através de um formulário divulgado em meios acadêmicos e grupos de game design, os participantes foram convidados a jogar a primeira fase de dois dos jogos do gênero Plataforma, do console Super Nintendo Entertainment System, podendo requerer caso preciso, a disponibilidade de envio dos equipamentos necessários para jogar. Em seguida, responderiam sobre como ouviram os sons do jogo, e se apresentaram alguma dificuldade para isso. Por fim teriam de avaliar por meio dos fundamentos de um estudo brasileiro sobre dimensões de brand personality, a presença de tais dimensões. Os resultados do formulário expressam como os jogadores enxergam a presença das dimensões de personalidades nas trilhas sonoras. Traçando um paralelo entre a relação das dimensões de personalidade apontadas pelos jogadores, e as dimensões que supostamente estão presentes no projeto daquele áudio, foi possível considerar que os estudos de brand personality tem sua importância para auxiliar a construção de uma experiência sonora desejada em jogos. Esta ideia indica que novas pesquisas em design de som para jogos podem construir para a área novos métodos multidisciplinares.pt_BR
dc.title.enThe importance of music branding aspects in 16-bit era soundtracks: for the player's sonic experiencept_BR
Aparece nas coleções:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

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