Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68005
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorScalco, Leonardo-
dc.contributor.authorBordin, Fabiane-
dc.contributor.authorSouza, Eniuce Menezes de-
dc.contributor.authorRacolte, Graciela Eliane dos Reis-
dc.contributor.authorMarques Junior, Ademir-
dc.contributor.authorCunto, Flávio José Craveiro-
dc.contributor.authorSilveira Júnior, Luiz Gonzaga da-
dc.contributor.authorVeronez, Maurício Roberto-
dc.date.accessioned2022-09-02T18:41:10Z-
dc.date.available2022-09-02T18:41:10Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCUNTO, F. J. C. et al. Driver behavior analysis on a curve through immersive simulation and a segmented regression model. Transportes, vol. 30, n. 1, 2022. DOI: 10.14295/transportes.v30i1.2548pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68005-
dc.description.abstractConsidering all the elements related to the occurrence of accidents, an important aspect is to identify the drivers most prone to accidents. This study aims to evaluate the behavior of drivers concerning gender and age. For this, a stretch of highway with a dangerous curve was modeled in a simulator using an immersive virtual environment and 59 people experienced the simulation. The car speed was registered along the route and from a segmented regression model, the behavior for both groups was evaluated regarding average speed. The results showed that older drivers (26 to 35 years old) of the female gender slowed the car before the other profile groups. Also, younger drivers (18 to 25 years old) took longer to slow down and had more accidents in the simulations. These results show that there are differences in driver’s behavior concerning gender and age.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.publisherTransportespt_BR
dc.subjectTraffic accidentspt_BR
dc.subjectBehavior evaluationpt_BR
dc.subjectVirtual realitypt_BR
dc.titleDriver behavior analysis on a curve through immersive simulation and a segmented regression modelpt_BR
dc.title.alternativeAnálise do comportamento do motorista em uma curva por meio de simulação imersiva e um modelo de regressão segmentadopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrConsiderando todos os elementos que podem estar relacionados à ocorrência de acidentes é importante identificar o perfil dos motoristas mais sujeitos a eles. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as diferenças no comportamento dos motoristas em relação ao gênero e à idade. Para isso, um trecho de rodovia com uma curva considerada perigosa foi modelado em um simulador usando ambiente virtual imersivo e 59 pessoas experimentaram a simulação. A velocidade do carro foi registrada ao longo do percurso e a partir de um modelo de regressão segmentado avaliou-se o comportamento dos grupos em relação à velocidade média. Foi possível verificar que mulheres mais velhas (26 a 35 anos) reduziram a velocidade antes em comparação aos demais motoristas. Além disso, homens mais jovens (18 a 25 anos) demoraram mais para frear e tiveram mais acidentes nas simulações. Os resultados mostram que existem diferenças de comportamento dos motoristas em relação ao seu perfil.pt_BR
Aparece nas coleções:DET - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_fjccunto.pdf3,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.