Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67995
Tipo: TCC
Título: Aprender junto: organização pedagógica do trabalho docente e currículo individualizado na alfabetização de mulheres adultas com longo período de abandono escolar
Autor(es): Tavares, Francisca Gabriella Brito
Orientador: Aguiar, Rui Rodrigues
Palavras-chave: Organização pedagógica;Trabalho docente;Alfabetização de mulheres adultas;Pedagogical organization;Teaching work
Data do documento: 2021
Citação: TAVARES, Francisca Gabriella Brito. Aprender junto: organização pedagógica do trabalho docente e currículo individualizado na alfabetização de mulheres adultas com longo período de abandono escolar. Orientador: Rui Rodrigues Aguiar. 2021. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O analfabetismo no Brasil pode assumir a identidade de uma mulher, negra, com mais de sessenta anos, pobre e nordestina. Essas características reforçam que o problema do analfabetismo vai além dos aspectos pedagógicos. Por isso, tratar a alfabetização de adultos sem considerar o contexto em que aqueles indivíduos estão inseridos e sem acolher suas particularidades, é perpetuar o não acesso, o abandono e o insucesso escolar. Essa é a maior questão na alfabetização de jovens, adultos e idosos, o acolhimento das suas especificidades para transformá-las em estratégias pedagógicas que construam uma ponte entre o currículo de vida e o currículo escolar. Pensando em identificar as estratégias para a superação desse problema, esta pesquisa buscou não só conhecer o perfil da população analfabeta e a construção do analfabetismo no país, como também realizar dois estudos de caso de alfabetização de mulheres adultas. Para isso, realizaram-se pesquisas de dados relacionadas ao gênero, cor, idade, classe social e local onde vivem as pessoas que demandam a oferta de educação de jovens e adultos formal e informal, demonstrando que a EJA ainda é o espaço de inclusão daquelas pessoas excluídas das últimas reformas educacionais. Para a análise dessas informações utilizamos entre outros autores, Di Pierro e Haddad (2000), Ferrari e Kreidlow (2004), Menezes (2017) e Freire (1997). A partir dos estudos de caso, foram identificados elementos que poderiam compor uma proposta de organização pedagógica do trabalho docente e para o desenvolvimento de currículo individualizado na prática de alfabetização de mulheres adultas e idosas em processos informais de educação. Nos estudos sobre esses elementos empregamos como aparatos teóricos autores como Sampaio (2018) e Gonçalves (2020), Brousseau (2008) e Silva (1999), Libâneo (2013), Sacristán (2013), Silva (2010) e Costa (2017), Luckesi (2011), Romero (2007), Villas Boas (2005) e Zabalza (2004). Na conclusão do trabalho, a anamnese, o contrato didático, o currículo, a didática e a avaliação são apresentadas como elementos fundamentais para orientar o processo de alfabetização de mulheres adultas com longo período de abandono escolar.
Abstract: Illiteracy in Brazil can assume the identity of a woman, black, over sixty years old, poor, and northeastern. These characteristics reinforce that the problem of illiteracy goes beyond pedagogical aspects. Therefore, treating adult literacy without considering the context in which those individuals are inserted and without considering their particularities is to perpetuate non-access, dropout, and school failure. This is the biggest issue in the literacy of young people, adults and the elderly, the acceptance of their specificities to transform them into pedagogical strategies that build a bridge between the life curriculum and the school curriculum. With a view to identifying strategies to overcome this problem, this research sought not only to know the profile of the illiterate population and the construction of illiteracy in the country, but also to carry out two case studies on adult women's literacy. Therefore, data surveys were carried out related to gender, color, age, social class, and place where people who demand the provision of formal and informal youth and adult education live, demonstrating that EJA is still the space for inclusion of those people excluded from the latest educational reforms. For the analysis of this information, we used among other authors Di Pierro and Haddad (2000), Ferrari and Kreidlow (2004), Menezes (2017) and Freire (1997). From the case studies, elements were identified that could compose a proposal for the pedagogical organization of teaching work and for the development of individualized curriculum in the literacy practice of adult and elderly women in informal education processes. In studies on these elements, authors such as Sampaio (2018) and Gonçalves (2020), Brousseau (2008) and Silva (1999), Libâneo (2013), Sacristán (2013), Silva (2010) and Costa (2017) were used as theoretical apparatus, Luckesi (2011), Romero (2007), Villas Boas (2005) and Zabalza (2004). At the conclusion of the work, the anamnesis, the didactic contract, the curriculum, the didactics, and the assessment are presented as fundamental elements to guide the literacy process of adult women with a long period of school dropout.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67995
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_fgbtavares.pdf560,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.