Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67982
Tipo: Tese
Título : A Sequência Fedathi para a formação docente no ensino superior: uma proposta formativa com uso de metodologias ativas e tecnologias digitais
Autor : Rocha, Mirley Nádila Pimentel
Tutor: Borges Neto, Hermínio
Palabras clave : Sequência Fedathi;Formação de professores;Metodologias ativas;Tecnologias digitais;Fedathi Sequence;Teacher training;Active methodologies;Digital technologies
Fecha de publicación : 2022
Citación : ROCHA, Mirley Nádila Pimentel. A Sequência Fedathi para a formação docente no ensino superior: uma proposta formativa com uso de metodologias ativas e tecnologias digitais. Orientador: Hermínio Borges Neto. 2022. 113 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: A presente pesquisa aborda a Formação de Professores a partir de uma experiência docente com professores de ensino superior, no que se refere a utilização de Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais. As reflexões deste estudo partem da necessidade de uma abordagem metodológica para subsidiar essa perspectiva de formação em contextos educacionais que permitem dialogar com o professor sobre a necessidade de ressignificar sua prática como mediador de aprendizagens e o estudante como investigador que aprende resolvendo problemas, identificando para este fim, a Sequência Fedathi. Para tanto, delineou-se como objetivo geral: elaborar uma Proposta de Formação Continuada para Professores do Ensino Superior, baseada na Sequência Fedathi, articulada às dimensões teóricas e práticas das Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais, para ressignificação da prática docente em cursos de graduação. E como objetivos específicos: compreender o contexto de formação de professores do ensino superior de modo que seja possível, à luz da Sequência Fedathi, a sistematização de um modelo de Planejamento Didático como documento norteador das ações docentes; identificar os aspectos teóricos e metodológicos da Sequência Fedathi para formação docente inter-relacionados com Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais no contexto de formação de professores do ensino superior; caracterizar, por meio de experimentações, desafios e potencialidades pedagógicas de recursos tecnológicos, para identificar possibilidades de utilização didática em temáticas diversas, abordadas em cursos de graduação, formalizados em um Guia Didático. Para esta compreensão empregou- se a metodologia científica da pesquisa- ação com 327 professores, de uma instituição de ensino superior, na cidade de Fortaleza- Ce, durante o ano de 2019. E ainda se registrou uma caracterização metodológica de pesquisa- formação como concepção de investigação em processos educacionais. As ações foram formalizadas em encontros semanais com grupos de professores dos cursos de enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia, biomedicina, radiologia, direito, sistema da informação, administração e gastronomia. As discussões foram pautadas em estudos sobre Metodologias Ativas e em experimentações de ferramentas digitais em laboratório de informática educativa, para posterior aplicação em suas respectivas turmas, com abordagens das temáticas de aula. Os resultados sugerem a formalização dos seguintes produtos educacionais: 1 a compilação de um modelo de Planejamento Didático para nortear as ações docentes pautadas na Sequência Fedathi, 2 um Guia Didático com sugestões de ferramentas digitais selecionadas a partir da vivência com professores, no contexto da pesquisa, o que subsidiou a sistematização do produto 3, uma Proposta de Formação para uso de Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais a partir da Sequência Fedathi. Conclui-se que a Sequência Fedathi potencializa a ação docente a partir de reflexões sobre a postura de mediador que mobiliza interações, investigações, construções coletivas, considerando a virtude pedagógica como elo principal entre professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea.
Abstract: The present research approaches Teacher Training from a teaching experience with higher education teachers, regarding the use of Active Methodologies and Digital Technologies. The reflections of this study start from the need for a methodological approach to subsidize this perspective of training in educational contexts that allow a dialogue with the teacher about the need to re-signify their practice as a learning mediator and the student as a researcher who learns by solving problems, identifying for this end the Fedathi Sequence. To this end, the general objective was to elaborate a Proposal for Continuing Education for Higher Education Teachers, based on the Fedathi Sequence, articulated to the theoretical and practical dimensions of Active Methodologies and Digital Technologies, for the re-signification of teaching practice in undergraduate courses. And as specific objectives: to understand the context of higher education teacher training so that it is possible, in the light of the Fedathi Sequence, the systematization of a Didactic Planning model as a guiding document for teaching actions; to identify the theoretical and methodological aspects of the Fedathi Sequence for teacher training interrelated with Active Methodologies and Digital Technologies in the context of higher education teacher training; to characterize, through experimentation, challenges and pedagogical potentialities of technological, resources to identify possibilities of didactic use in different themes, addressed in undergraduate courses, formalized in a Didactic Guide. For this understanding, the scientific methodology of action research was used with 327 professors from institution of higher education, in the city of Fortaleza-Ce, during the year 2019. And there was also a methodological characterization of research-education as a conception of investigation in educational processes. The actions were formalized in weekly meetings with groups of professors from courses in nursing, nutrition, psychology, physiotherapy, biomedicine, radiology, law, information system, administration and gastronomy. The discussions were based on studies on Active Methodologies and on experimentation of digital tools in an educational computer lab, for later application in their respective classes, with approaches to the classroom themes. The results suggest the formalization of the following educational products: 1 the compilation of a Didactic Planning model to guide the teaching actions based on the Fedathi Sequence, 2 a Didactic Guide with suggestions of digital tools selected from the experience with teachers, in the context of the research , which supported the systematization of the product 3 a Training Proposal for the use of Active Methodologies and Digital Technologies based on the Fedathi Sequence. It is concluded that the Fedathi Sequence enhances the teaching action from reflections on the posture of a mediator that mobilizes interactions, investigations, collective constructions, considering the pedagogical virtue as the main link between teachers and students in the teaching and learning process in contemporary society.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67982
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tese_mnprocha.pdf3,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.