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Tipo: Tese
Título: Efetividade de vídeo educativo para orientação de pais e cuidadores de crianças em uso de cateter uretral intermitente: estudo quase-experimental
Autor(es): Lima, Marília Brito de
Orientador: Rebouças, Cristiana Brasil de Almeida
Palavras-chave: Cateterismo Uretral Intermitente;Criança;Filme e Vídeo Educativo;Promoção da Saúde;Enfermagem
Data do documento: 21-Dez-2021
Citação: LIMA, Marília Brito de. Efetividade de vídeo educativo para orientação de pais e cuidadores de crianças em uso de cateter uretral intermitente: estudo quase-experimental. 2021. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67978. Acesso em: 01/09/2022.
Resumo: A disfunção neurogênica do trato urinário inferior (DNTUI) gera impacto considerável na qualidade de vida e nas atividades cotidianas dos indivíduos e de sua família, necessitando ser acompanhada por profissionais da saúde. O Cateterismo Uretral Intermitente (CUI) é a terapêutica mais utilizada nesses casos. Por meio de estratégias de ensino-aprendizagem, como vídeos educativos, o enfermeiro promove as ações de promoção à saúde. Objetivou-se avaliar a efetividade do vídeo educativo “Cateterismo Uretral Intermitente na criança: Como fazer?” na realização do CUI por pais e cuidadores de criança com bexiga neurogênica. Trata-se de um estudo quase experimental, do tipo intervenção, realizado no período junho a outubro de 2021 em um ambulatório de Estomaterapia de um Hospital Pediátrico de referência no estado do Ceará. Amostra foi constituída por 30 mães e/ou cuidadoras crianças para iniciar ou em uso contínuo do CUI, as quais foram uniformemente distribuídas em dois grupos: Grupo de Intervenção (GI) e Grupo Comparação (GC). Após aceite e assinatura do TCLE, aplicou-se em ambos os grupos, o formulário sociodemográfico e clínico, o questionário King’s Health Questionnaire (KHQ), bem como o pré-teste, este composto por 10 perguntas sobre conteúdo do vídeo educativo. GC recebeu orientações de rotina do ambulatório e o GI, além das orientações do serviço, recebeu informações por meio do vídeo educativo. Após 30 dias aplicou-se o pós-teste em ambos os grupos. Dados analisados e apresentados em média e desvio-padrão. Para comparação das médias entre os grupos, foram utilizados os testes t de Student e Mann-Whitney. Nas associações entre os grupos, foi aplicado o Teste Exato de Fisher. Já na análise do conhecimento pré e pós-teste entre os grupos empregou-se o teste de Mann-Whitney. Amostra composta majoritariamente por mulheres casadas ou em união estável (83%), não trabalhavam (86.6%), renda de até R$1.100,00 (67%), domicílio no interior (80%), tendo p de 0,017. Após a intervenção, o pós-teste detectou diferença significativa entre os valores dos grupos, p = 0,013, onde o grupo intervenção apresentou valores mais elevados de acerto com média em 9.67 das 10 questões. Em relação ao King’s Health Questionnaire (KHQ), no domínio Emoções, as participantes do GI declararam nível 3, significando estado emocional moderadamente afetado pelo problema do filho, tendo como desvio-padrão de 0,93. Na relação de ansiedade com a disfunção miccional da criança, as participantes do GC obtiveram média 3.2, com desvio-padrão de 1.01. A intervenção com o vídeo educativo direcionada aos pais e cuidadores é efetiva e contribui para a orientação familiar, além de facilitar a compreensão, a visualização e a execução adequada do procedimento pelos pais/cuidadores de crianças com essa disfunção.
Abstract: Neurogenic lower urinary tract dysfunction (LUTD) has a considerable impact on the quality of life and daily activities of individuals and their families, requiring follow-up by health professionals. Intermittent Urethral Catheterization (UIC) is the most used therapy in these cases. Through teaching-learning strategies, such as educational videos, nurses promote health promotion actions. The objective was to evaluate the effectiveness of the educational video “Intermittent Urethral Catheterization in children: How to do it?” in the performance of CUI by parents and caregivers of children with neurogenic bladder. This is a quasi experimental study, of the intervention type, carried out from June to October 2021 in a Stomatherapy outpatient clinic of a reference Pediatric Hospital in the state of Ceará. The sample consisted of 30 mothers and/or caregivers who were starting or in continuous use of the CUI, who were evenly distributed into two groups: Intervention Group (IG) and Comparison Group (CG). After accepting and signing the informed consent, the sociodemographic and clinical form, the King’s Health Questionnaire (KHQ) was applied to both groups, as well as the pre-test, which consists of 10 questions about the content of the educational video. GC received routine guidelines from the outpatient clinic and the IG, in addition to the service guidelines, received information through the educational video. After 30 days, the post-test was applied to both groups. Data analyzed and presented as mean and standard deviation. To compare the means between the groups, Student's t and Mann Whitney tests were used. In the associations between the groups, the Fisher's Exact Test was applied. In the analysis of pre- and post-test knowledge between the groups, the Mann-Whitney test was used. Sample composed mostly of women who are married or in a stable union (83%), did not work (86.6%), income of up to R$1,100.00 (67%), domiciled in the countryside (80%), with p of 0.017. After the intervention, the post-test detected a significant difference between the values of the groups, p = 0.013, where the intervention group had higher scores of correct answers with an average of 9.67 of the 10 questions. Regarding the King's Health Questionnaire (KHQ), in the Emotions domain, the IG participants declared level 3, meaning emotional state moderately affected by the child's problem, with a standard deviation of 0.93. In the relationship between anxiety and the child's voiding dysfunction, the CG participants had a mean of 3.2, with a standard deviation of 1.01. The intervention with the educational video aimed at parents and caregivers is effective and contributes to family guidance, in addition to facilitating the understanding, visualization and proper execution of the procedure by parents/caregivers of children with this disorder.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67978
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