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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67914
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Mendonça Junior, Glaudiney Moreira | - |
dc.contributor.author | Teorodo, André Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-30T12:51:47Z | - |
dc.date.available | 2022-08-30T12:51:47Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | TEODORO, André Monteiro. A influência do design sistêmico na geração de narrativas emergentes para jogos. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67914 | - |
dc.description.abstract | Interactivity is the pillar of every game experience and the main factor that sets them apart from other forms of entertainment media. However, although video game graphics have seen significant advancements in the past few decades, the approach to narrative has evolved far less in comparison. Despite progressing at a slower pace, some recent games have begun implementing means to develop a more dynamic, more interactive approach to narrative. Systemic design stands out among them for making it possible to meaningfully associate gameplay and narrative due to it strongly incentivizing situational interactions between game elements. This work aims to investigate which are the main characteristics that define a systemic game, what games implement these characteristics and how the players perceive them. To that end, the following steps were taken: gathering reference that establishes systemic design, selecting games which at least partially implement systemic design, and developing and conducting surveys about the chosen games within those games’ communities. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Design sistêmico | pt_BR |
dc.subject | Narrativas emergentes | pt_BR |
dc.subject | Narrativas em jogos | pt_BR |
dc.subject | Jogos de RPG | pt_BR |
dc.subject | Jogos de simulação | pt_BR |
dc.title | A influência do design sistêmico na geração de narrativas emergentes para jogos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A interatividade é o pilar central da experiência em jogos e a característica que o separa das demais mídias de entretenimento. Porém, embora os gráficos em jogos tenham visto avanços significativos nas últimas décadas, a abordagem em relação à narrativa evoluiu bem menos. Apesar do progresso mais lento, alguns jogos recentes começaram a utilizar formas de desenvolver uma narrativa mais dinâmica e mais interativa. Entre elas, o design sistêmico se destaca por dar mais significado à associação entre jogabilidade e narrativa, devido à forma como ele incentiva interações contextuais entre os elementos do jogo. Esse trabalho se propõe a investigar quais são as características principais de um jogo sistêmico, como alguns jogos implementam essas características e qual a percepção dos jogadores em relação a elas. Para isso, foram desenvolvidas as seguintes etapas: levantamento de referências que caracterizam o design sistêmico em jogos, seleção de jogos que implementam design sistêmico (pelo menos em parte) e desenvolvimento e aplicação de questionários sobre os jogos selecionados na comunidade de jogadores. | pt_BR |
dc.title.en | The influence of systemic design in the generation of emerging narratives for games | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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