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Tipo: TCC
Título: Educação ambiental e agroecologia: uma interface por meio da ciência cidadã na percepção de agricultores da região metropolitana de Fortaleza-CE
Autor(es): Moreira, Bárbara Sheyla Pereira Lima
Orientador: Matos, Fábio de Oliveira
Palavras-chave: Educação ambiental;Percepção geográfica;Ecologia agrícola;Ciências ambientais - Fortaleza (CE)
Data do documento: 2022
Citação: MOREIRA, Bárbara Sheyla Pereira Lima. Educação ambiental e agroecologia: uma interface por meio da ciência cidadã na percepção de agricultores da região metropolitana de Fortaleza-CE. 2022. 123 f. Monografia (Graduação em Ciências Ambientais) – Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O presente trabalho busca analisar as potencialidades da agroecologia no desenvolvimento de práticas de educação ambiental em espaços metropolitanos, tendo como área de estudo a cidade de Fortaleza (Ceará) e sua Região Metropolitana. Partindo dessa premissa, analisou-se a bibliografia disponível sobre as seguintes temáticas: Ciência Cidadã, Educação Ambiental, Percepção Ambiental e Agroecologia, dando ênfase na agricultura agroecológica urbana, em busca de maior compreensão e interpretação dos assuntos em tela, bem como criar um conjunto de informações pertinentes para a análise in loco. Reunindo as referências e os dados disponibilizados, foi realizado mapeamento dos principais produtores agroecológicos da RMF, por meio de coleta de dados em campo a partir da realização de entrevistas e aplicação de questionário, no qual foi possível avaliar concretamente as percepções ambientais dos envolvidos. O resultados do presente estudo, apontam que a agroecologia é um caminho potencial para o cumprimento da sua função ecológica, tanto na produção sustentável de alimentos, quanto na firmação de uma mentalidade crítica e de preservação do meio ambiente na Grande Fortaleza, atuando através das comunidades e populações locais, mostrando a importância dos processos agroecológicos como forma educativa de transformação do pensamento ambiental, além dos diversos benefícios sociais e econômicos que acarretam da prática em questão.
Abstract: The present work seeks to analyze the potential of agroecology in the development of environmental education practices in metropolitan spaces, having as its study area the city of Fortaleza (Ceará) and its Metropolitan Region. Based on this premise, the available bibliography on the following themes was analyzed: Citizen Science, Environmental Education, Environmental Perception, and Agroecology, giving emphasis on urban agroecological farming, in search of greater understanding and interpretation of the issues at hand, as well as creating a set of pertinent information for the on-site analysis. Gathering the references and the available data, a mapping of the main agroecological producers of the RMF was carried out, using field data collection through interviews and the application of a questionnaire, in which it was possible to concretely evaluate the environmental perceptions of those involved. The results of the present study, point out that agroecology is a potential way to fulfill its ecological function, both in the sustainable production of food, and in the establishment of a critical mentality and preservation of the environment in Greater Fortaleza, acting through the local communities and populations, showing the importance of agroecological processes as an educational way of transforming environmental thinking, in addition to the various social and economic benefits of the practice in question.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67865
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