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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67725
Tipo: | TCC |
Título: | Trajetória de vida de pessoa com deficiência e Sociedade Pestalozzi do Ceará: percurso formativo e práxis libertadora |
Autor(es): | Santiago, Natielly de Almeida |
Orientador: | Rafante, Heulalia Charalo |
Palavras-chave: | Educação Especial;História de Vida;Sociedade Pestalozzi do Ceará;Special Education;Life Path;Pestalozzi Society in Ceará |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | SANTIAGO, Natielly de Almeida. Trajetória de vida de pessoa com deficiência e Sociedade Pestalozzi do Ceará: percurso formativo e práxis libertadora. Orientadora: Heulalia Charalo Rafante. 2021. 103 f. - Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | O presente trabalho versa sobre a análise da trajetória de vida de uma pessoa com deficiência, moradora da cidade de Fortaleza/CE, que passou por um processo formativo na Sociedade Pestalozzi do Ceará, lócus desta pesquisa, entre as décadas de 1980 e 1990. Metodologicamente, configura-se como estudo de caso, por permitir analisar fenômenos sociais de cunho individual ou coletivo, dentro de uma ótica de análise mais centrada no lócus da investigação, a partir da experiência de seus indivíduos centrais. Como ferramenta metodológica, fez-se entrevistas narrativas com o sujeito desta pesquisa e, também, com a sua figura materna, pois a mesma o acompanhou em todo o processo formativo, mantendo de forma lúcida as experiências vivenciadas na instituição. Além das entrevistas, também foi usado o diário de itinerância, abordagem que trouxe registros técnicos e, além disso, trabalhou a dimensão do sentir do pesquisador imerso no ambiente da investigação. Contudo, constatou-se que, ao expor seu contexto histórico, transpassando com as nuances destacadas por Antônio e Edimar, a SPCE mantinha, pelo menos no que concerne às décadas de 1980 e 1990, perspectivas pedagógicas alusivas à Sociedade Pestalozzi como instituição nacional. Em relação a Antônio, Edimar e a SPCE, no instante em que o afeto foi experienciado na sua prática viva, acabou-se por criar vínculos emocionais, que foram importantes para o decorrer do seu próprio processo formativo pedagógico. |
Abstract: | The present work analyses the life path of a person with disability who lives in Fortaleza, the capital city of Ceará, a North-eastern State in Brazil. That person had been through a formative process at Pestalozzi Society in Ceará (SPCE), which is the locus of this research, from 1980 to 1990. Methodologically, it is a case study, for it allows to analyse both individual and collective social phenomena, under the locus perspective, specifically from its core individuals’ experience. As a methodological tool, narrative interviews were conducted with the subject of this research and also with his mother figure, for she accompanied him throughout the formative process, lucidly maintaining the experiences lived in the institution. Besides the interviews, the roaming journal was also used, an approach that brought technical records, and, in addition, dealt with the dimension of the researcher's feeling, immersed in the research environment. However, it was found that, by exposing its historical context, crossing with the nuances highlighted by Antônio and Edimar, SPCE maintained pedagogical perspectives alluding to the Pestalozzi Society as a national institution, at least concerning the 1980s and 1990s. Regarding Antônio, Edimar and SPCE, at the moment affection was experienced in their living practice, emotional bonds were created, which were important for the course of their own pedagogical formative process. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67725 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
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