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dc.contributor.advisorDe Luca, Márcia Martins Mendes-
dc.contributor.authorCardoso, Vanessa Ingrid da Costa-
dc.date.accessioned2022-08-12T19:16:20Z-
dc.date.available2022-08-12T19:16:20Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCARDOSO, V. I. C. O efeito do narcisismo dos gestores na agressividade de decisões estratégicas e no desempenho empresarial. 2022. 168 f. Tese (Doutorado em Administração e Controladoria) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67717-
dc.description.abstractIn addition to the company's attitude in the market, strategic decisions portray the characteristics of the company's decision-maker and culminate in corporate performance. In this context, it is also understood that the professionals' performance in determining corporate decisions is directly affected by their lived experiences, values, and, mainly, their personality. Narcissism is seen as a personality trait that significantly affects the choices made by executives in organizations, as research supports that narcissists typically draw strategies prone to aggressive decision-making. Considering that the Chief Executive Officer (CEO) and the Chief Financial Officer (CFO), identified as members of the top management team, make decisions in companies associated, among other aspects, with their personality, it can be assumed that the aggressiveness of decisions strategies is higher when it comes to managers with higher levels of narcissism. Thus, under the view that companies are reflections of their main managers, this study is based on the Upper Echelons Theory, in which the characteristics of individuals occupying positions at high corporate levels, measured through analysis of speech and relative remuneration, affect their decisions and, consequently, organizational performance. This research advocates that the narcissistic personality characteristics of top executives affect decisions regarding fiscal aggressiveness, earnings management, company merging, and acquisition processes, which can be influenced by both the CEO and the CFO. Thus, the present research aims to analyze the effect of high-level managers' narcissism on the aggressiveness of strategic decisions and business performance. The study sample brings together 762 companies listed on the American stock exchange, arranged in an unbalanced panel from 2002 to 2020. Given the results, it was found that the hypotheses were not rejected for the set of companies in which narcissism was measured through relative remuneration, in the CFO models, especially in the models in which the CFO's narcissism was an explanatory variable of aggressiveness in earnings management and in the model in which the CFO's narcissism was an explanatory variable of performance; in general, in these models, the Upper Echelons Theory (UET) was confirmed.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNarcisismopt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectDesempenho - Empresaspt_BR
dc.titleO efeito do narcisismo dos gestores na agressividade de decisões estratégicas e no desempenho empresarialpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrAs decisões estratégicas retratam, além da atitude da empresa no mercado, as características do tomador de decisão das empresas e culminam no desempenho corporativo. Nesse contexto, entende-se ainda, que a atuação do profissional envolvido na determinação das decisões corporativas sofre efeito direto de suas experiências vividas, dos seus valores e, principalmente, da sua personalidade. O narcisismo é tido como um traço de personalidade que afeta significativamente as escolhas feitas pelos executivos das organizações, uma vez que pesquisas sustentam que os narcisistas normalmente traçam estratégias mais propensas à tomada de decisões mais agressivas. Considerando que o Chief Executive Officer (CEO) e o Chief Financial Officer (CFO), identificados como membros da equipe da alta gestão, tomam decisões nas empresas associadas, dentre outros aspectos, à sua personalidade, pode-se presumir que a agressividade de decisões estratégicas é mais elevada quando se trata de gestores com níveis mais altos de narcisismo. Assim, sob a visão de que as empresas são reflexos dos seus principais gestores, este estudo tem como fundamento a Teoria dos Altos Escalões, segundo a qual as características dos indivíduos ocupantes de cargos em altos escalões corporativos surtem efeitos em suas decisões e, consequentemente, no desempenho organizacional. Esta pesquisa preconiza que as características narcisistas da personalidade dos altos executivos, mensurada por meio de análise de discurso e remuneração relativa, afetam as decisões quanto à agressividade fiscal, de gerenciamento de resultados e de operações de fusões e aquisições pelas empresas, as quais podem sofrer influência tanto do CEO como do CFO. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o efeito do narcisismo dos gestores do alto escalão na agressividade de decisões estratégicas e no desempenho empresariais. A amostra do estudo reúne 762 empresas listadas na bolsa de valores americana, dispostas em painel desbalanceado no período de 2002 a 2020. Diante dos resultados, constatou-se que as hipóteses não foram rejeitadas para o conjunto de empresas, em que o narcisismo foi mensurado por meio da remuneração relativa, nos modelos do CFO, destacadamente nos modelos em que o narcisismo do CFO era variável explicativa de agressividade no gerenciamento de resultados e no modelo em que o narcisismo do CFO era variável explicativa do desempenho; e que, de forma geral, nestes modelos confirmou-se a Teoria dos Altos Escalões (TAE).pt_BR
Aparece nas coleções:PPAC - Teses defendidas na UFC

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