Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67695
Tipo: TCC
Título: Avaliação preliminar de um sistema aquapônico ornamental em pequena escala
Autor(es): Moreira, Michele Santana Martins
Orientador: Passos Neto, Oscar Pacheco
Palavras-chave: Pterophyllum scalare;Sistema de recirculação de água;Aquicultura ornamental;Microsorum pteropus;Anubias barteri var. nana
Data do documento: 2022
Citação: MOREIRA, Michele Santana Martins. Avaliação preliminar de um sistema aquapônico ornamental em pequena escala. 2022. 62 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O presente estudo teve como objetivos avaliar a eficiência de um sistema aquapônico em pequena escala utilizando 140 espécimes de acarás-bandeiras (Pterophyllum scalare) em estágio pós-larval em consórcio com plantas ornamentais. As espécies selecionadas nesse estudo apresentam relevância pelo alto valor no mercado da aquariofilia e alta demanda. O estudo foi realizado no Laboratório de Estudos em Aquariologia (GEAq), do Centro de Biotecnologia Aplicada à Aquicultura (CEBIAQUA), do Departamento de Engenharia de Pesca (DEP), do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) no período de março a julho, totalizando 113 dias. Foram transplantados 28 espécimes de Anubias barteri var. nana e 28 espécimes de Microsorum pteropus, partindo do rizoma, totalizando 56 vegetais. Foram realizadas biometrias para acompanhar o desenvolvimento dos peixes e plantas durante 43 dias no sistema. Foi realizado o levantamento de materiais para a construção e operação do sistema e os custos de implantação estrutural. Diariamente foram mensurados o oxigênio dissolvido (mg/L) e a temperatura (° C) no sistema aquapônico e no aquário controle, com auxílio de uma sonda (AKSO modelo AK87). A cada quatro dias foram aplicados testes colorimétricos para a mensuração de amônia total (mg/ L), nitrito (mg/L), pH e alcalinidade (mg L/CaCO3) para avaliação dos parâmetros de qualidade de água. Ficou constatado que esta espécie de peixe apresenta facilidade de reprodução e manejo em laboratório. Nesse sistema fechado de cultivo aquapônico a sobrevivência dos peixes foi de 91,43%. A espécie Microsorum pteropus obteve melhor desempenho em comparação com a Anubias barteri var. nana. Contudo, se faz necessário de mão de obra especializada e custos de investimento relativamente altos, que podem ser compensados pela qualidade zootécnica dos peixes e das plantas que podem ser produzidas no sistema. O projeto continuará para confirmar as observações deste experimento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67695
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_msmmoreira.pdf3,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.