Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67566
Tipo: TCC
Título: Entre pinceladas, versos e biologia: vivências artísticas na formação em licenciatura em ciências biológicas
Autor(es): Araújo, Maria Victória Alves
Orientador: Mota, Erika Freitas
Palavras-chave: Arte-Educação;Experiências universitárias;Formação docente
Data do documento: 2022
Citação: ARAÚJO, Maria Victória Alves. Entre pinceladas, versos e biologia: vivências artísticas na formação em licenciatura em ciências biológicas. 2022. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: No presente trabalho, voltamos o olhar para as vivências artísticas no percurso formativo de estudantes e recém-egressos em Ciências Biológicas (licenciatura) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), explorando a Arte como experiência e seu caráter sensível, emancipatório e educativo na jornada pessoal e profissional dos sujeitos. As questões que orientaram a pesquisa foram: quais são as vivências artísticas de alunos de licenciatura em Ciências Biológicas e como essas vivências refletem na sua formação? Biólogos-artistas ou artistas-biólogos? Quais as relações entre arte e biologia sob a perspectiva de alunos de ciências biológicas? Por que Biologia? O resgate da Arte na trajetória dos estudantes pode nos levar a refletir sobre o que trouxe esses alunos ao curso de Ciências Biológicas? Para tentar compreender os questionamentos, selecionamos oito indivíduos que se expressam através de práticas artísticas rotineiramente, dentre recém-egressos ou concludentes entre 2021.1 e 2022.1, e realizamos entrevistas semiestruturadas. Para auxiliar na compreensão das transcrições, dos percursos e dos fenômenos encontrados nas entrevistas, recorremos à análise textual discursiva. Os resultados nos permitiram perceber que as vivências artísticas antes e durante a graduação são de grande importância para a construção do indivíduo, da sua personalidade e do seu pensar crítico sobre a Biologia e a Educação. A Universidade e o Curso, apesar do excesso de carga horária, de conteúdos e de metodologias tradicionais em sua maioria, contribui para as práticas e experiências artísticas e culturais ao promover espaços plurais e vivências interdisciplinares dentro e fora da UFC. As vivências artísticas no percurso de educadores e futuros educadores parecem proporcionar um olhar mais sensível para com o todo, uma conexão com os educandos e uma valorização maior das singularidades de cada um e das realidades em que estão inseridos.
Abstract: In the present work, we look at the artistic experiences in the formative path of students and recent graduates in Biological Sciences (degree) at the Federal University of Ceará (UFC), exploring Art as an experience and its sensitive, emancipatory and educational character in the personal journey and professional of the subjects. The questions that guided the research were: what are the artistic experiences of undergraduate students in Biological Sciences and how do the se experiences reflect on their training? Biologists artists or artist biologists what are the relationships between art and biology from the perspective of biological science students? Why Biology? Can the rescue of Art in the students' trajectory lea d u s to reflect on what brought these students to the Biological Sciences course? To try to understand the questions, we selected eight individuals who express themselves through artistic practices routinely, among recent or conclusive graduates between 20 21. 1 and 2022.1, and we conducted semi structured interviews. We used discursive textual analysis to help understand the transcripts, paths, and phenomena found in the interviews . The results allowed us to perceive that those artistic experiences before an d during graduation are of great importance for the construction of the individual, his personality and his critical thinking about Biology and Education. The University and the Undergraduate Course, despite the excess workload, content and traditional m ethodologies for the m ost part, contribute to artistic and cultural practices and experiences by promoting plural spaces and interdisciplinary experiences inside and outside the UFC. The artistic experiences in the course of educators and future educators seem to provide a more sensitive look at the whole, a connection with the students and a greater appreciation of the singularities of each one and the realities in which they are inserted.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67566
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_mvaaraujo.pdf4,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.