Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67523
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Araújo, Francisco Cleuton | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Edgle Chaves | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-04T13:40:49Z | - |
dc.date.available | 2022-08-04T13:40:49Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Edgle Chaves. A modelagem matemática como proposta pedagógica para o ensino aprendizagem da geometria espacial no ensino fundamental II. 2020. 51 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67523 | - |
dc.description.abstract | We understand that the teaching of spatial geometry is related to the transition from the stage of concrete operations to abstract operations. Thus, it can be seen that geometry and its theoretical concepts, in the school context, should provide the student with the ability to deduce properties with a level of rigor appropriate to their age, as well as an understanding of the applications of this knowledge. The research on the agenda had the main objective of contributing to the development of learning, the improvement of teaching: Mathematical modeling as a pedagogical proposal for teaching the learning of spatial geometry in elementary school II. In this perspective, we have as specific objectives: 1) to report the importance of mathematical knowledge through mathematical modeling and its relevance to human development; 2) understand the challenges of the Mathematics teacher, within the current conjuncture, identifying relevant precepts for a productive and effective teaching- learning of mathematical knowledge; 3) verify how mathematical modeling can be an important tool for teaching and learning in mathematics classes. To this end, some aspects were verified regarding the educational context, the roles attributed to the subjects of the educational process in the face of different pedagogical trends, and also aspects of the affective relationship in the description and analysis. It was used as a method of Bibliographic research, essentially the and applied in accordance with the guidelines of qualitative research in education. The study Mathematical Modeling, conceived in a perspective of Mathematical Teaching. Initially, we present some conceptions of Mathematical Modeling, highlighting some considerations for the classroom, the main theoretical and bibliographic reference of this research. Our qualitative research methodology includes the suggestion of a Mathematical Modeling Activity to the theme aimed at elementary school students II. The Final Considerations of our work point out that the development of Mathematical Modeling Activities contributes to rethinking a teaching aimed at differentiated, motivating, situated, interesting and with real meanings for students, in addition to promoting in these students an integral training in its social, cultural, critical and relational aspects | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.title | A modelagem matemática como proposta pedagógica para o ensino aprendizagem da geometria espacial no ensino fundamental II | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Entendemos que o ensino da geometria espacial se relaciona com a passagem do estágio das operações concretas para as operações abstratas. Desse modo, pode-se perceber que a geometria e seus conceitos teóricos, no âmbito escolar, devem proporcionar ao educando a capacidade de dedução das propriedades com um nível de rigor adequado à sua idade, bem como a compreensão das aplicações desse conhecimento. A pesquisa em pauta teve como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem, da melhoria do ensino. Nesta perspectiva, temos como objetivos específicos: 1) relatar a importância do conhecimento matemático através da modelagem matemática e sua relevância para o desenvolvimento humano; 2) compreender os desafios do professor de Matemática, dentro da atual conjuntura, identificando preceitos relevantes para um ensino aprendizagem produtivo e eficaz dos conhecimentos matemáticos; 3) verificar como a modelagem matemática pode ser uma ferramenta importante para o ensino aprendizagem nas aulas de matemática. Para tanto, verificaram-se alguns aspectos referentes ao contexto educacional, os papéis atribuídos aos sujeitos do processo educativo frente às diferentes tendências pedagógicas, e ainda aspectos da relação afetiva na descrição e análise. Utilizou-se como método de pesquisa bibliográfica, aplicada em conformidade com as diretrizes da pesquisa qualitativa em educação. O estudo sobre modelagem Matemática, concebida numa perspectiva de Ensino Matemática. Inicialmente, apresentamos algumas concepções acerca da modelagem Matemática, destacando algumas considerações para a sala de aula, e os principais referenciais teóricos desta pesquisa. Nossa metodologia de pesquisa qualitativa contempla a sugestão de uma atividade de modelagem Matemática, com tema voltado para estudantes do Ensino Fundamental II. Nosso trabalho aponta que o desenvolvimento de atividades de modelagem Matemática pode contribuir para repensar de um ensino voltado para uma aprendizagem diferenciada, motivadora, situada, interessante e com significados reais para os estudantes, além de fomentar nesses estudantes uma formação integral em seus aspectos sociais, culturais, críticos e relacionais. | pt_BR |
dc.title.en | Mathematical modeling as a pedagogical proposal for teaching and learning spatial geometry in elementary school II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_ecmendonça.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.