Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67504
Tipo: TCC
Título: Currículo de ciências em tempos de pandemia: o que aconteceu com ele?
Autor(es): Silva, Raynara Rayane Garcia da
Orientador: Silva, José Roberto Feitosa
Palavras-chave: Ciências;Currículo;Formação de professores
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Raynara Rayane Garcia da. Currículo de ciências em tempos de pandemia: o que aconteceu com ele? 68 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A presente pesquisa pretende apresentar as mudanças do currículo de ciências durante a pandemia que vis am considerar o ensino remoto como uma nova forma de adaptação da rotina pedagógica. Trata se de um estudo cujo objetivo é discorrer e refletir sobre os impactos da pandemia de COVID 19 no currículo de ciências, além de compreender como professores con stru íram e executaram suas atividades. Com metodologia exploratória, coleta de dados e análise dos dados, esta pesquisa fez uso da análise de discurso a partir do enfoque das ideias de Michel Pêcheux e de Bauer & Gaskell. Dessa forma, foram realizadas entr evis tas com professores do Ensino Fundamental II da rede privada de Fortaleza (CE). Os entrevistados relataram suas dificuldades, como falta de autonomia para alteração dos conteúdos, falta de suporte pedagógico e baixa participação dos alunos nas aulas vi rtua is. Observou se o descompasso que existe para que o processo de ensino aprendizado ocorresse, sendo, portanto, necessário ressaltar a importância de cursos de formação para professores que estejam apoiados nas bases nacionais comuns de formação inicial e c ontinuada de professores. Dessa forma, os professores teriam a oportunidade de, em conjunto, trabalhar um currículo capaz de suportar o novo cenário que emerge: o momento de superação da pandemia.
Abstract: The present research intends to present the changes in the science curriculum during the pandemic that aim to consider remote teaching as a new way to adapt the pedagogical routine. This is a study whose objective is to discuss and ref lect about the impacts of the COVID 19 pandemic on the science curriculum, as well as to understand how teachers constructed and executed their activities. With an exploratory methodology, data collection and data analysis, this research made use of discou rse analysis based on the ideas of Michel Pêcheux and Bauer & Gaskell. Thus, interviews were conducted with teachers of the Elementary II school in the private network of Fortaleza (CE). The interviewees reported their difficulties, such as lack of autonom y to change content, lack of pedagogical support and low student participation in virtual classes. The gap that exists for the teaching learning process to occur was observed. Therefore, it is necessary to emphasize the importance of training courses for t each ers that are supported by the common national bases for initial and continuing teacher training. In this way, teachers would have the opportunity to work together on a curriculum capable of supporting the new scenario that emerges: the moment of overco ming the pandemic.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67504
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_rrgsilva.pdf991,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.