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dc.contributor.advisorSoares, Cristina Façanha-
dc.contributor.authorCunha, Raquel Vasco dos Santos-
dc.date.accessioned2022-07-29T18:55:47Z-
dc.date.available2022-07-29T18:55:47Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCUNHA, Raquel Vasco dos Santos. O que dizem as crianças? Reflexões acerca do trabalho com a literatura infantil desenvolvido em uma escola pública. Orientadora: Cristina Façanha Soares. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67468-
dc.description.abstractThe present research addresses reflections about the use of children's literature in school and aims to investigate the work with children's literature developed in a 1st grade class in a public school in the city of Fortaleza, in the light of children's reports. To do so, the first step was to carry out a bibliographical survey in dialogue with authors (Arroyo, 1968; Lajolo, Zilberman, 1944; Coelho, 2000; Abramovich, 1997; Bettelheim, 1980; Freire, 2009; Soares, 2021; Carvalho, 2001; among others) about the following topics: History of children's literature in the world and in Brazil; public policies to encourage reading in Brazil and in Ceará; school: a meeting place between children and children's literature, and children's literature for children. Thus, the research is exploratory in nature and qualitative in approach, being the research instruments: simple observation, semi-structured interview with the children and interview with the teacher responsible for the class. Eight children were the subjects of the study. The children's answers were categorized into five criteria that were divided into three blocks, as follows: Children's taste for stories; What children consider important and the vision they have about school literary work; stories and the school: who tells them stories and what moments children's literature is worked in the school environment. In addition, we also observed the routine of the children and interviewed the teacher responsible for the class so that, in a complementary manner, it was possible to identify the literary projects worked by the institution. Thus, the research concluded that children like children's stories because of the happy ending, the illustrations, the plot, and the fun that reading literary texts provides. However, they consider that the importance of working with children's literature at school is reduced to making them learn to read, write, and be quiet, showing that literary work at school places greater emphasis on promoting literacy than on literary literacy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.titleO que dizem as crianças? Reflexões acerca do trabalho com a literatura infantil desenvolvido em uma escola públicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa aborda reflexões acerca do uso da literatura infantil na escola e tem como objetivo investigar o trabalho com a literatura infantil desenvolvido em uma turma do 1º ano do ensino fundamental em uma escola pública no município de Fortaleza, a luz dos relatos das crianças. Para isso, buscou-se, primeiramente, realizar um levantamento bibliográfico dialogando com os autores (Arroyo, 1968; Lajolo, Zilberman, 1944; Coelho, 2000; Abramovich, 1997; Bettelheim, 1980; Freire, 2009; Soares, 2021; Carvalho, 2001; dentre outros, a respeito dos seguintes temas: História da literatura infantil no mundo e no Brasil; políticas públicas de incentivo à leitura no Brasil e no Ceará; escola: lugar de encontro entre a criança e a literatura infantil e literatura infantil para a criança. Dessa forma, a pesquisa se constituiu a partir de ser caráter exploratório e abordagem qualitativa, sendo os instrumentos de pesquisa: observação simples, entrevista semiestruturada com as crianças e entrevista com a professora responsável pela turma. São sujeitos do estudo oito crianças. As respostas das crianças foram categorizadas em cinco critérios que foram divididos em três blocos, sendo eles: O gosto das crianças pelas histórias; O que as crianças consideram importante e a visão que possuem quanto ao trabalho literário escolar; histórias e a escola: quem lhes conta histórias e quais os momentos em que a literatura infantil é trabalhada no ambiente escolar. Outrossim, também foi realizado a observação presencial da rotina das crianças e a entrevista com a professora responsável pela turma para que, de forma complementar, fosse possível identificar os projetos literários trabalhados pela instituição. Com isso, a pesquisa concluiu que as crianças gostam das histórias infantis por causa do final feliz, das ilustrações, do enredo e diversão que a leitura do texto literário proporciona, contudo, consideram que a importância do trabalho com a literatura infantil na escola se resumi em fazê-las aprender a ler, escrever e ficar quieto, evidenciando que o trabalho literário na escola dedica maior ênfase na promoção da alfabetização do que no letramento literário.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

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