Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67418
Type: | TCC |
Title: | Os fatores responsáveis pela alta taxa de aprovação da escola municipal de Russas, Marcondes Matos Cavalcante Padre (EMEIEF) nas avaliações de larga escala no ano de 2019 |
Title in English: | The factors responsible for the high pass rate of the municipal school of Russas, Marcondes Matos Cavalcante Padre (EMEIEF) in large-scale assessments in the year 2019 |
Authors: | Lima, Carlos Henrique de |
Advisor: | Maia, Anderson Feitoza Leitão |
Keywords: | Educação - Ceará;Qualidade da Educação;Avaliação educacional - Russas (CE);Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | LIMA, Carlos Henrique de. Os fatores responsáveis pela alta taxa de aprovação da escola municipal de Russas, Marcondes Matos Cavalcante Padre (EMEIEF) nas avaliações de larga escala no ano de 2019. 2020. 68 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho teve como objetivo geral buscar compreender quais foram os fatores que levaram a escola Padre Marcondes Matos Cavalcante do município de Russas, a ter uma alta taxa de aprovação no IDEB e SPAECE de 2019. Analisando através do contexto histórico como e por qual motivo surgiram as avaliações de larga escala no Brasil. Desse modo, com surgimento das avaliações de larga escala, nasce também o termo de qualidade de ensino, nesse momento são desenvolvidos diversos programas como o IDEB e através dele meios de diagnosticar a situação da educação naquele momento, nesse sentido os estados passam a ter seu próprio sistema de avaliação, o Ceará cria, portanto, o SPAECE. Além de analisar estes pontos daremos centralidade ao Ceará como um estado que vem se destacando quanto sua qualidade na educação, nas últimas avaliações do IDEB, o estado tem ficado nos primeiros colocados de melhor qualidade de educação do país. Para compreendermos estes fatores iremos nos embasar em autores com LIMA (2007), SILVA (2010) e LUCKESI (1998), (2005). Estes autores irão trazer contribuições na área dos objetivos e finalidades das avaliações em um contexto nacional. Também será feito uma pesquisa de campo onde iremos entrevistar o coordenador da formação de professores de matemática no município de Russas e a diretora do colégio pesquisado, Padre Marcondes Matos Cavalcante. Por meio dos resultados obtidos na entrevista, se diagnosticou o objetivo e funções das avaliações externas no município, quais seus fatores positivos, além de compreender que ações a escola desenvolveu para ter bons resultados em comparação com as demais escolas do município. |
Abstract: | This work had as a general objective to try to understand which were the factors that led the school Marcondes Matos Cavalcante of Russas municipality, to have a high approval rate in IDEB and SPAECE of 2019. Analyzing through the historical context how and why the reasons arose large-scale evaluations in Brazil. Thus, with the emergence of large-scale assessments, the term of teaching quality is also born. At that moment, several programs such as IDEB are developed and through it means to diagnose the situation of education at that moment, in this sense, the states have their evaluation system itself, Ceará therefore creates SPAECE. In addition to analyzing these points, we will give centrality to Ceará as a state that has stood out in terms of its quality in education, in the last evaluations of IDEB, the State has been in the first place of the best quality of education in the country. To understand these factors, we will base ourselves on authors with LIMA (2007), SILVA (2010) and LUCKESI (1998), (2005). These authors will bring contributions in the area of the objectives and purposes of the evaluations in a national context. A field survey will also be carried out where we will interview the coordinator of mathematics teacher training in the municipality of Russas and director of the researched school, Father Marcondes Matos Cavalcante. Through the results obtained in the interview, the objective and functions of external evaluations in the municipality was diagnosed, which were its positive factors, in addition to understanding what actions the school develops to have good results in comparison with the other schools in the municipality. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67418 |
Appears in Collections: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_chlima.pdf | 564,21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.