Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67396
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSilva, José Roberto Feitosa-
dc.contributor.authorCastro, Maria de Sousa Cavalcante e-
dc.date.accessioned2022-07-25T11:22:45Z-
dc.date.available2022-07-25T11:22:45Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCASTRO, Maria de Sousa Cavalcante e. Plante uma ideia: uma narrativa autobiográfica sobre formação docente. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67396-
dc.description.abstractThis Course Completion Work, called herbarium, addresses the autobiographical method and its role in va luing teacher training, bringing as an object of study the development of the seed when becoming a teacher. The objectives outlined were to narrate my experience and demonstrate how the Institutional Programs potentiated the training process, in addition, I seek to bring a vision watered with affection to the Biological Sciences course. The research methodology used as support was the autobiographical narrative and the post critical methodology in education, given the displacement when narrating the formati ve path in analogy to that of a plant, which, for its proper growth, requires stimuli and nutrients. The theoretical foundation is based on the works of authors Bueno2002), Souza (2007), Lima, Geraldi and Geraldi (2015), Passeggi and Souza (2017) and Andra de (2021) who discuss autobiographical methods, the use of autobiographical life stories, as well as memory for teacher training, who defend and point out the importance of these studies for education. In addition to Paulo Freire and bell hooks who emphasi ze the feeling of affection. In view of the discussion carried out from the reflection made in relation to the personal experiences narrated, I extract lessons about the initial formation and how much it is necessary to reflect on these experiences so that , in this way, it is possible to understand what has already been accomplished, how and why. what reasons. In this sense, I conclude that the training strategies carried out in this work, based on the autobiographical method, contribute to the appreciation of the constitution of being a teacher.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPercurso formativopt_BR
dc.subjectMétodo autobiográficopt_BR
dc.subjectProgramas institucionaispt_BR
dc.titlePlante uma ideia: uma narrativa autobiográfica sobre formação docentept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste Trabalho de Conclusão de Curso, denominado herbário, aborda o método autobiográfic o e o seu papel na valorização da formação docente, trazendo com o objeto de estudo o desenvolvimento da semente ao se tornar professora. Os objetivos traçados foram narrar a minha experiência e demo nstrar como os Programas Institucionais potencializaram o processo form ativo , além disso, busco trazer uma visão regada a afeto para o curso de Ciências Biológicas. A metodologia de pesquisa utiliz ada como suporte foi a narrativa autobiográfica e a metodol ogia pós crítica em educação, dad o o deslocamento ao narrar o percurso formativo em analogia ao de uma planta, que para seu devido crescimento, é necessário estímulos e nutrientes. A f undamentação te ó r ica é baseada n as obra s dos autores Bueno (2002), Souza (2007), Lima, Geraldi e Geraldi (2015), Passeggi e Souza (2017) e Andrade (2021) que discutem os métodos autobiográficos, a utilização das histórias de vid a, bem como a memória para a formação de professores, os quais defendem e apontam a importância dess es estudos para a educação. Além de Paulo Freire e bell hooks que enfatizam o sentimento de afeto. Tendo em vista a discussão realizada a partir da reflexão feita com relação as experiências pessoais narradas, extraio lições sobre a formação inicial e o qu anto é preciso refletir a respeito d essas vivências para que assim, compreenda se o que já foi realizado, como e por qu ais motivos . Nesse sentido, concluo que as estratégias formativas realizadas neste trabalho embasadas no método autobiográfico contribuem para a valorização da constituição do ser professora.pt_BR
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tcc_msccastro.pdf766,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.