Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67061
Tipo: TCC
Título: Coleção didática de esponjas (Filo Porifera) como ferramenta auxiliadora no ensino de ciências
Autor(es): Arruda, Mariany Oliveira
Orientador: Matthews-Cascon, Helena
Coorientador: Mota, Sula Salani
Palavras-chave: Porifera;Educação;Prática
Data do documento: 2022
Citação: ARRUDA, Mariany Oliveira. Coleção didática de esponjas (Filo Porifera) como ferramenta auxiliadora no ensino de ciências. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O ensino de ciências tão importante para a formação cidadã dos estudantes desde o Ensino Fundamenta l, tem sido objeto de discussão devido à sua abordagem ainda muito teórica, com o uso de metodolog i as tradicionais , apesar de isso estar sendo modificado . Dentro do ensino de ciências e de biologia é trabalhada a Zoologia, ciência dest inada ao estudo dos a nimais . D entre eles estão os Invertebrados que fazem parte do maior grupo existente, porém, muitas das suas espécies ainda são desconhecidas como as que fazem parte do filo Porifera, na maioria das vezes ignorad o e pouco discutid o dent ro das salas de aula. Em vista disso, o objetivo desse trabalho foi avaliar as contribuições de uma aula prática com a u tilização da coleção didática de Porifera para a construção dos saberes dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, relacionados aos aspectos ecológicos, a estrutura corpórea e a importância das esponjas para o ambiente e para o homem. As atividades fo r am realizadas durante duas semanas com um encontro semanal de aproximadamente 1 hora e 30 minutos, totalizando três horas/aula. A pesqui sa teve caráter qualitativo e quantitativo, e se dividiu em duas etapas a primeira consistiu na aplicação de um questionário contendo seis qu e stões abertas para sondar os conhecimentos prévios dos alunos, do desenvolvimento de aula expositiva sobre o filo Porifera e da aplicação de um segundo quest ionário pós aula contendo seis questõ es ; a segunda etapa compreendeu a exposição da coleção didáti c a de Porifera no laboratório de aulas práticas da escola e a aplicação de um terceiro questionário após a aula pr ática, contendo oito questões A análise dos dados foi feita a partir da s respostas d os três questionários semiestruturados, das reflexões e d a s discussões durante a aplicação das atividades. Como resultados, destacam se o pouco conhecimento prévio do s est udantes acerca das esponjas , mas após a real ização das aulas teóric a e prática f icou evidenciada a evolução do aprendizado e a construção de n o vos saberes relacionados a esses animais . A lém disso, foi perceptível a eficácia da realização da aula prática co m a exposição didática de Porifera para a ap roximação dos estudantes com as esponjas, já que el e s puderam observar mais de perto e ver as características desses animais. Desse modo, fica claro a efic ácia no processo de ensino e de aprendizagem quando as au las teóricas e práticas são elaboradas em conjunto, com dinam icidade e preocupação em levar o objeto de estudo para próximo dos estudantes, de forma a tornar o conteúdo mais claro e prazeroso.
Abstract: The tea ching of science, so important for the citizenship formation of students since elementary school, has been the subject of discussion due to its still very theo r etical approach, with the use of traditional methodologies, although this is being modified. Zoo logy, the science of studying animals, is part of science and biology teaching. Among them are the invertebrates, which are part of the largest existing group; however, many of their species are still unknown, such as those that are part of the phylum Pori fera, most of the time ignored and little discussed in the cl assroom. Therefore, the objective of this work was to evaluate the contributions of a practical cl a ss with the use of the Porifera didactic collection for the construction of knowledge of 7th gra de students at the Elementary School II, related to the ecolo gical aspects, the body structure, and the importance of sponges for the environment and for manki n d. The activities were carried out during 2 weeks with 1 weekly meeting of approximately 1 hour and 30 minutes, totaling 3 hours/class. The research had a qu alitative a nd quantitative nature and was divided into two stages, the first consisting in the application of a que s tionnaire containing 6 open questions to probe the students' previous knowledge , the development of an expository class about the phylum Porifera and the app lication of a second post class questionnaire containing 6 questions; the second stage comprised t h e exposition of the Porifera didactic collection in the school's laboratory for practical classes and the application of a third questionnaire after the prac tical class, containing 8 questions. The data analysis was based on the answers to the three semi s tructured questionnaires, and on the reflections and discussions during the app lication of the activities. As results, the students' little previous knowledg e about sponges stands out, but after the theoretical and practical classes, the evolution of lear n ing and the construction of new knowledge related to these animals became evide nt. In addition, it was noticeable how effective the practical class with the didactic Porifera exhibit was in bringing the students closer to the sponges since they could obse r ve and feel these animals more closely. Thus, it is clear the efficiency in the teaching and learning process when the theoretical and practical classes are prepared together, with dynamism and concern in bringing the object of study closer to the student s , to make the content clearer and more enjoyable.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67061
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_moarruda.pdf831,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.