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dc.contributor.authorSegundo, Iran Gomes da Rocha-
dc.contributor.authorCastelo Branco, Verônica Teixeira Franco-
dc.contributor.authorVasconcelos, Kamilla Lima-
dc.contributor.authorHolanda, Áurea Silva de-
dc.date.accessioned2022-07-08T18:29:02Z-
dc.date.available2022-07-08T18:29:02Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBRANCO, V. T. F. C. et al. Misturas asfálticas recicladas a quente com incorporação de elevado percentual de fresado como alternativa para camada de módulo elevado. Transportes, Vol. 24, n. 4, p. 85-94, 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66998-
dc.description.abstractThe high modulus asphalt mixtures (EME) are constituted by an asphalt binder of low penetration and aggregates that have a dense grading curve providing high resistance to permanent deformation and shear stresses. The recycled hot mixtures asphalt (RHMA) with the incorporation of high percentage of reclaimed asphalt pavement (RAP) have potential for the use as an alternative material for the mentioned technique (EME). Its viability is given by the fact that the RAP oxidized binder has higher stiffness (low penetration), and also by the economy that can be achieve with the use of raw material from recycling with potential lower cost. This paper presents a study of the potential use of different RHMA with high percentages of RAP as a base and intermediate course of pavements, such as: (i) Mixture I, composed exclusively by RAP as aggregate; (ii) Mixture II, composed by 75% of RAP and 25% of natural aggregates; (iii) Mixture III, composed by 75% of RAP and 25% of asphalt plant refuse aggregates. Thus, besides the characterization of these materials in the laboratory, computational analyzes were performed based on the Finite Element Method (FEM). The values of displacements, deformations and stresses obtained for the different asphalt pavement structures composed by these mixtures were evaluated and, from that, the traffic that they were able to withstand was calculated. The results showed that the high RAP RHMA could compose structures that can be used on medium and high volume traffic roads.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTransportespt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.subjectAlto percentual de fresadopt_BR
dc.subjectRefugo de usina de asfaltopt_BR
dc.subjectMisturas asfálticas de módulo elevadopt_BR
dc.subjectDimensionamento de pavimentospt_BR
dc.titleMisturas asfálticas recicladas a quente com incorporação de elevado percentual de fresado como alternativa para camada de módulo elevadopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs Misturas Asfálticas de Módulo Elevado, do francês Enrobé à Module Élevé (EME), são constituídas por um Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) de baixa penetração e por agregados que compõem uma curva granulométrica densa, proporcionando as mesmas elevada resistência à deformação permanente e ao cisalhamento. As Misturas Asfálticas Recicla-das a Quente (MARQ), com incorporação de elevado percentual de fresado, ou Reclaimed Asphalt Pavement (RAP), apre-sentam grande potencial de uso como material alternativo para a técnica mencionada (EME). Sua viabilidade é dada pelo fato de que o CAP oxidado, presente nessas misturas asfálticas, apresenta maior rigidez, além da vantagem relativa ao uso de uma matéria-prima de custo inferior a partir da reciclagem considerando elevados percentuais de uso da mesma. Este trabalho apresenta um estudo sobre o potencial de utilização de diferentes MARQ com incorporação de elevado percentual de fresado como camada de base e de ligação em pavimentos asfálticos, quais sejam: (i) Mistura I, composta exclusivamente por RAP como agregado; (ii) Mistura II, composta por 75% de RAP e 25% de agregados naturais; (iii) Mistura III, composta por 75% de RAP e 25% de agregados do tipo refugo de usina de asfalto. Desta maneira, além da caracterização destes materiais em laboratório, foram realizadas análises computacionais, baseadas no Método dos Elementos Finitos (MEF). Os valores dos deslocamentos, das deformações e das tensões obtidos para diferentes estruturas de pavimentos asfálticos compostos por essas misturas foram avaliados a partir do dimensionamento de estruturas e, a partir disso, o tráfego que essas estruturas eram capazes de suportar foi calculado. Os resultados mostraram que as MARQ constituídas por elevado percentual de fresado podem compor estruturas utilizadas em rodovias de tráfego médio e alto.pt_BR
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