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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Verificação da relação IRI e BBI na avaliação da irregularidade longitudinal de pavimentos aeroportuários
Título en inglés: Verification of the IRI and BBI relationship in airport pavement roughness evaluation
Autor : Sousa, Elisa da Silva
Carneiro, Rayssa de Sousa
Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Palabras clave : Irregularidade longitudinal;Aeroportos;International Roughness Index (IRI);Boeing Bump Index (BBI)
Fecha de publicación : 2022
Editorial : Transportes
Citación : OLIVEIRA, F. H. L. et al. Verificação da relação IRI e BBI na avaliação da irregularidade longitudinal de pavimentos aeroportuários. Transportes, Vol. 30, n. 1, p. 1-14, 2022.
Resumen en portugués brasileño: A irregularidade longitudinal em Pistas de Pouso e Decolagem (PPD) é frequentemente monitorada por meio do International Roughness Index (IRI), índice desenvolvido para avaliação de rodovias. Com o propósito de melhor abordar as particularidades dos pavimentos aeroportuários, foi desenvolvido um método específico para as PPD, o denominado Boeing Bump Index (BBI). Este estudo busca verificar a relação existente entre o IRI e o BBI, a partir dos parâmetros de valor médio e crítico, obtidos pelo software Pro-FAA, comparando diferentes abordagens. Neste artigo, verificou-se que as maiores correlações foram observadas entre o IRI e BBI críticos. Além disso, essa correlação mostrou-se maior nas análises do primeiro terço de pista, com 58% das pistas apresentando R² maior que 0,70. Sendo assim, com base no conjunto de dados analisados, verifica-se que existe uma correlação significativa entre o IRI e o BBI apenas quando associados aos valores críticos.
Abstract: Roughness on runways is often monitored through the International Roughness Index (IRI), developed for highway evaluation. In order to better address the particularities of airport pavements, a specific method for runways, the Boeing Bump Index (BBI), was developed. This study aims to verify the relationship between IRI and BBI, based on the parameters of average and critical value, obtained by ProFAA software, comparing different approaches. In this paper, it was found that the highest correlations were observed between the critical IRI and BBI. In addition, this correlation was greater in the analysis of the first third of the runway, with 58% of the runways presenting an R² higher than 0.70. Therefore, based on the analyzed dataset, it was verified that there is a significant correlation between the IRI and the BBI only when associated with the critical values.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66994
ISSN : 2237-1346
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