Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66988
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro | - |
dc.contributor.author | Gomes, Marcos José Timbó Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T18:08:31Z | - |
dc.date.available | 2022-07-08T18:08:31Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | LOUREIRO, C. F. G.; GOMES, M. J. T. L. Simulação operacional da pesagem de veículos de carga em postos rodoviários do estado do Ceará. Transportes, Vol. 10, n. 2, p. 49-69, 2002. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-1346 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66988 | - |
dc.description.abstract | This paper describes the process of developing and aplllying stochastic models for simulating the operation of truck weight stations in the state of Ceará, Brazol. First, field studies and data analyses were carried out to calibrate and validate the simulation models. Secondly, the proposed models were applied to the roadways candidate to have a weight station installed, allowing the assessment of the impact of variable traffic volumes (loaded trucks) and different percentages of overloaded vehicles on the design variables (weighing queue storage area by number of scales, parking area for non-compilation trucks) and on the operational variables (average time in the weighring and fine issuing lines). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Transportes | pt_BR |
dc.subject | Pesagem de veículos de carga | pt_BR |
dc.subject | Modelos estocásticos | pt_BR |
dc.subject | Implantação de postos fixos | pt_BR |
dc.title | Simulação operacional da pesagem de veículos de carga em postos rodoviários do estado do Ceará | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo descreve o desenvolvimento e a aplicação de modelos estocásticos para simular a pesagem de veículos de carga em postos rodoviários do estado do Ceará. Numa primeira etapa, foram realizados os levantamentos de campo e as análises dos dados necessários à calibração e à validação dos modelos de simulação das operações de pesagem e autuação dos veículos de carga. Em seguida, os modelos propostos foram aplicados para as diferentes rodovias candidatas à implantação de postos fixos de pesagem, permitindo avaliar o efeito da variação do volume de tráfego pesado (caminhões carregados) e do percentual de veículos trafegando com excesso de peso, sobre as variáveis de projeto (área do pátio de estocagem dos veículos a serem pesados por número de balanças utilizadas, área do pátio de estacionamento dos veículos autuados) e as variáveis operacionais (tempo médio de espera na fila para pesagem e para autuação). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DET - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2002_art_cfgloureiro.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.