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dc.contributor.authorLoureiro, Carlos Felipe Grangeiro-
dc.contributor.authorGomes, Marcos José Timbó Lima-
dc.date.accessioned2022-07-08T18:08:31Z-
dc.date.available2022-07-08T18:08:31Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationLOUREIRO, C. F. G.; GOMES, M. J. T. L. Simulação operacional da pesagem de veículos de carga em postos rodoviários do estado do Ceará. Transportes, Vol. 10, n. 2, p. 49-69, 2002.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66988-
dc.description.abstractThis paper describes the process of developing and aplllying stochastic models for simulating the operation of truck weight stations in the state of Ceará, Brazol. First, field studies and data analyses were carried out to calibrate and validate the simulation models. Secondly, the proposed models were applied to the roadways candidate to have a weight station installed, allowing the assessment of the impact of variable traffic volumes (loaded trucks) and different percentages of overloaded vehicles on the design variables (weighing queue storage area by number of scales, parking area for non-compilation trucks) and on the operational variables (average time in the weighring and fine issuing lines).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTransportespt_BR
dc.subjectPesagem de veículos de cargapt_BR
dc.subjectModelos estocásticospt_BR
dc.subjectImplantação de postos fixospt_BR
dc.titleSimulação operacional da pesagem de veículos de carga em postos rodoviários do estado do Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo descreve o desenvolvimento e a aplicação de modelos estocásticos para simular a pesagem de veículos de carga em postos rodoviários do estado do Ceará. Numa primeira etapa, foram realizados os levantamentos de campo e as análises dos dados necessários à calibração e à validação dos modelos de simulação das operações de pesagem e autuação dos veículos de carga. Em seguida, os modelos propostos foram aplicados para as diferentes rodovias candidatas à implantação de postos fixos de pesagem, permitindo avaliar o efeito da variação do volume de tráfego pesado (caminhões carregados) e do percentual de veículos trafegando com excesso de peso, sobre as variáveis de projeto (área do pátio de estocagem dos veículos a serem pesados por número de balanças utilizadas, área do pátio de estacionamento dos veículos autuados) e as variáveis operacionais (tempo médio de espera na fila para pesagem e para autuação).pt_BR
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