Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66968
Type: | Tese |
Title: | Experiências a/r/tobiográficas: diálogos narrativos sobre a formação de arte/educadoras |
Authors: | Bezerra, Larissa Rogério |
Advisor: | Figueiredo, João Batista de Albuquerque |
Co-advisor: | Goldberg, Luciane Germano |
Keywords: | A/r/tografia;Pesquisa (Auto)Biográfica em Educação;Formação de professores;Experiência A/r/tobiografica;A/r/tography;(Auto)Biographic Research in Education;Teacher training;A/r/tobiographical Experience |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | BEZERRA, Larissa Rogério. Experiências a/r/tobiográficas: diálogos narrativos sobre a formação de arte/educadoras. Orientador: João Batista de Albuquerque Figueiredo. 2022. 326 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta tese não se trata apenas de um trabalho acadêmico, ela é antes de tudo um convite. Um convite para caminhar em meio a histórias, lugares, acontecimentos, reflexões, imagens, expressões, provocações e oportunidades. Tendo como objetivo principal identificar e refletir sobre os sentidos das experiências em arte, inscritas nas histórias de vida de arte/educadoras, buscando compreender o papel destas na formação da artista/pesquisadora/professora, optamos por criar uma grande metáfora visual e textual entre o ato de pesquisar e de caminhar, para que a leitura pudesse ser uma experiência artística, estética, biográfica e formadora. Inspirados na compreensão cênica (MARINAS, 2007), a análise de dados e o desenvolvimento do caminho foram organizados e divididos em três trilhas. Na trilha 01, encontramos com o grupo de arte/educadoras que participou desta pesquisa e conhecemos os cenários metodológicos compostos pela Pesquisa (Auto)Biográfica em Educação (JOSSO, 2010; DELORY-MOMBERGER, 2014) e pela Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA) – A/r/tografia (IRWIN, 2013; DIAS, 2013), entendendo os roteiros que nos direcionaram a criar a Experiência A/r/tobiográfica. Na trilha 02, apresentamos os diálogos narrativos e os artefatos artísticos biográficos, através de uma estrutura inspirada nos “livros falados” de Freire (2011), onde construímos, juntas, os sentidos das experiências vividas e narradas pelas arte/educadoras. Nossos principais guias nesse percurso foram: Freire (2015, 2019, 2021), Larrosa (2002), Barbosa (2010, 2011), Boal (2009), Ferraz e Fusari (2018) e Duarte Jr. (2012). Na trilha 03, visitamos os caminhos implícitos e as palavras silenciosas encontradas nos diálogos narrativos, construídos no decorrer do trabalho, por acreditar que os entre-espaços, as fissuras, as sombras e os silêncios trazem sentidos potentes para entender aquilo que foi narrado. Ao final do caminho, percebemos que Juliana, Eloilma, Adriano, Mirian e Sara, com suas histórias de vida, nos ensinaram sobre o poder revolucionário da arte, a relevância da empatia no processo de aprendizagem, a arte/educação como uma experiência libertadora, a necessidade de desconstruir conceitos preestabelecidos para que possamos enxergar novas perspectivas e a importância de refletir sobre a nossa trajetória para que possamos compreender quem somos hoje. A partir do caminho trilhado, entendemos que a Experiência A/r/tobiográfica é uma oportunidade de refletir sobre as práticas artísticas, investigativas e docentes, nos levando a uma maior compreensão da identidade artista/pesquisadora/professora e do panorama histórico, social e educacional do nosso país. |
Abstract: | This thesis is not just an academic work, it is above all things, an invitation. It is an invitation to walk through stories, places, events, reflections, images, expressions, provocations and opportunities. The main objective of this work is to identify and reflect on the meanings of the experiences in art, inscribed in the life stories of art/educators, seeking to understand their role in the formation of the artist/researcher/teacher. In that matters, we chose to create a visual and textual metaphor between the act of researching and walking, so that reading could be an artistic, aesthetic, biographical and formative experience. Inspired by the scenic understanding (MARINAS, 2007), the data analysis and the development of the path were organized and divided into three tracks. On track 01, we met the art group/educators who participated in this research and got to know the methodological scenarios composed by the (Auto)Biographic Research in Education (JOSSO, 2010; DELORY-MOMBERGER, 2014) and by the Art Based Educational Research – A/r/tography (IRWIN, 2013; DIAS, 2013), understanding the scripts that directed us to create the A/r/tobiographical Experience. On track 02, we present the narrative dialogues and biographical artistic artifacts, through a structure inspired by the “talking books” idealized and written by Freire (2011), where we build together the meanings of the experiences lived and narrated by the art/educators. Our main guides on this journey were: Freire (2015, 2019, 2021), Larrosa (2002), Barbosa (2010, 2011), Boal (2009), Ferraz and Fusari (2018) and Duarte Jr. (2012). On track 03, we visit the implicit paths and silent words found in the narrative dialogues, built during the work, believing that the in-between spaces, fissures, shadows and silences bring powerful meanings to understand what was narrated. At the end of the way, we realized that Juliana, Eloilma, Adriano, Mirian and Sara, with their life stories, taught us about the revolutionary power of art, the relevance of empathy in the learning process, art/education as a liberating experience, the need to deconstruct pre established concepts so that we can see new perspectives and the importance of reflecting on our trajectory so that we can understand who we are today. From the path followed, we understand that the A/r/tobiographical Experience is an opportunity to reflect on artistic, investigative and teaching practices, leading us to a better understanding of the artist/researcher/teacher identity and the social and educational history of our country. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66968 |
Appears in Collections: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_tese_lrbezerra.pdf | 15,96 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.