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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Kelen Gomes-
dc.contributor.authorRaquel, Cheila Pires-
dc.date.accessioned2022-06-27T10:52:06Z-
dc.date.available2022-06-27T10:52:06Z-
dc.date.issued2022-05-11-
dc.identifier.citationRAQUEL, C. P. Dr. Google e a porta de entrada do SUS: novas relações médico-paciente na estratégia saúde da família. 2022. 146 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66699. Acesso em: 27 jun. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66699-
dc.description.abstractIn the ocean of information on the internet is Google, where one out of every twenty searches on health in Brazil takes place. Access to this knowledge reaches patients who are eager to know what is happening with their own health. In order to understand how this new technological reality influences the doctor-patient relationship, doctors and users of the Family Health Strategy (ESF) were heard, the gateway to the Unified Health System, which, due to its proposal to promote and prevent health allows for a greater approximation. The research was developed in the context of the ESF in the municipality of Eusébio, which has well-structured Family Health Teams (EqSF). A qualitative, exploratory and transversal approach was chosen. As a starting point, a literature review was carried out involving five generating themes: Communication in Health, Family Health Strategy, Doctor-patient relations, Digital Health and Fake News. In the field stage, semi-structured interviews were carried out with doctors who make up the EqSF and focus groups covering users from three territories. The content analysis was anchored in the themes: access to information, communication skills and use of information. The research pointed out that patients seek the internet from the onset of the first symptoms. Also after the medical consultation, they continue researching, in case there are doubts about the diagnosis and treatment. Patients yearn to be actors in the health care process and to have the opportunity to dialogue with the doctor, during the consultation, about their findings on Google. Physicians agree with the research, as long as the validation is from the professional. They consider "Dr. Google" sometime as villain, when he induces self-medication and increases anxiety; sometime as an ally, when it is a source of updating and qualified knowledge. It was observed that the quality of communication established between doctor and patient interferes with the relational component of trust, reducing internet consultations. It is concluded that the influence of the Google internet platform on the doctor-patient relationship can be optimized with investment in health education. Patients who need to be oriented on the risks and benefits of looking for health information on the internet and doctors who lack continuing education, from graduation to during their professional routine, since they act as health educators and are expected to be a mediator in a shared care team.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComunicação em Saúdept_BR
dc.subjectEstratégia Saúde da Famíliapt_BR
dc.subjectRelações Médico-pacientept_BR
dc.subjectTelemedicinapt_BR
dc.titleDr. Google e a porta de entrada do SUS: novas relações médico-paciente na estratégia saúde da famíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorBarreto, Ivana Cristina Holanda Cunha-
dc.description.abstract-ptbrNo oceano de informações da internet está o Google, onde acontece uma a cada vinte buscas sobre saúde no Brasil. O acesso a esse conhecimento chega a pacientes ávidos por saber o que se passa com sua própria saúde. Com o intuito de compreender como essa nova realidade tecnológica influencia a relação médico-paciente, foram escutados médicos e usuários da Estratégia Saúde da Família (ESF), a porta de entrada do Sistema Único de Saúde, que por sua proposta de promoção e prevenção da saúde permite uma aproximação maior. A pesquisa foi desenvolvida no contexto da ESF do município de Eusébio, que possui as Equipes de Saúde da Família (EqSF) bem estruturadas. Optou-se por uma metodologia de abordagem qualitativa, exploratória e transversal. Como ponto de partida, realizou-se uma revisão bibliográfica envolvendo cinco temas geradores: Comunicação em Saúde, Estratégia Saúde da Família, Relações médico-paciente, Saúde Digital e Fake News. Na etapa de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com médicos que compõem as EqSF e grupos focais abrangendo usuários de três territórios. A análise do conteúdo foi ancorada nas temáticas: acesso à informação, habilidades de comunicação e uso da informação. A pesquisa apontou que pacientes buscam a internet a partir da manifestação dos primeiros sintomas. Também após a consulta médica continuam pesquisando, caso restem dúvidas sobre o diagnóstico e tratamento. Os pacientes anseiam ser atores do processo de cuidado em saúde e ter a oportunidade de dialogar com o médico, durante a consulta, sobre suas descobertas no Google. Os médicos concordam com a pesquisa, desde que a validação seja do profissional. Consideram o "Dr. Google" hora como vilão, quando induz à automedicação e aumenta a ansiedade; hora como aliado, quando é fonte de atualização e conhecimento qualificado. Observou-se que a qualidade da comunicação estabelecida entre médico e paciente interfere no componente relacional de confiança, reduzindo as consultas à internet. Conclui-se que a influência da plataforma de internet Google no relacionamento médico-paciente pode ser otimizada com investimento na educação em saúde. Pacientes que precisam ser orientados sobre os riscos e benefícios de buscar informações sobre saúde na internet e médicos que carecem de formação continuada, desde a graduação até durante a rotina profissional, visto que atuam como educadores em saúde e deles é esperada uma postura de mediador em uma equipe de cuidado compartilhado.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGSP - Dissertações defendidas na UFC

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