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dc.contributor.authorMelo, Rafael Leandro Fernandes-
dc.contributor.authorMoura Filho, Adroaldo José Silva de-
dc.contributor.authorMontezuma, Marcos Fábio Veríssimo-
dc.contributor.authorDeus, Ênio Pontes de-
dc.date.accessioned2022-06-23T11:05:33Z-
dc.date.available2022-06-23T11:05:33Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMELO, Rafael Leandro Fernandes et al. Proposta de uma modelagem computacional para propagação de trincas em vigas de pontes sob carregamento cíclico. Research, Society and Development, [s.l.], v. 10, n. 3, p. 1-14, 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2525-3409-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66614-
dc.description.abstractSteel bridges are normally subjected to random loads with different traffic frequencies. This way, steel bridges are structures of dynamic behavior and are subjected to fatigue failure process. After localizing and determine the amplitude of an existing flaw, its important predicts crack propagation and the convenient repair time. At this work, the fatigue crack propagation on steel beam bridges, has been studied under different spectrum of variable-amplitude loading. To study the fatigue crack growth was developed a computational code, using the Root Mean Square (RMS) and the Cycle-by-Cycle models. Different loads histories and initial crack length were considered input variables. This way was evaluating the dispersion of results of the expected structural life choosing different initial parameters.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherResearch, Society and Developmentpt_BR
dc.subjectPontespt_BR
dc.subjectCarregamento cíclicopt_BR
dc.subjectPropagação de trincaspt_BR
dc.titleProposta de uma modelagem computacional para propagação de trincas em vigas de pontes sob carregamento cíclicopt_BR
dc.title.alternativePropuesta de modelado computacional para la propagación de fisuras en vigas de puentes bajo carga cíclicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPontes de aço normalmente estão sujeitas a carregamentos cíclicos de amplitude variável com tipo e frequência de tráfego ao acaso. As pontes de aço, por serem estruturas de comportamento dinâmico, estão sujeitas a falhar por processo de fadiga. Determinando a localização e a amplitude de uma falha existente, tem-se de imediato a preocupação com a previsão de propagação da mesma a fim de ter-se um tempo conveniente de reparo. Este trabalho avaliou-se o problema de propagação de trincas de fadiga em vigas de pontes de aço sob diferentes espectros de carregamentos cíclicos de amplitude variável. Foi desenvolvido um programa computacional para a análise do crescimento das trincas utilizando-se os modelos do Valor Médio Quadrático (Root Mean Square – RMS) e Ciclo-aCiclo. Considerou-se como variáveis de entrada do programa diferentes tamanhos iniciais de trincas e diferentes histórias de carregamentos. Com isso, avaliou-se a dispersão dos resultados de vida esperada da estrutura com a variação dos diferentes parâmetros de entrada.pt_BR
dc.description.abstract-esLos puentes de acero suelen estar sujetos a cargas cíclicas de amplitud variable con tipos y frecuencias de tráfico aleatorios. Los puentes de acero, por ser estructuras de comportamiento dinámico, están sujetos a fallas por fatiga. Al determinar la ubicación y la amplitud de una falla existente, existe una preocupación inmediata con el pronóstico de su propagación para tener un tiempo de reparación conveniente. Este trabajo evaluó el problema de la propagación de fisuras por fatiga en vigas de puentes de acero bajo diferentes espectros de cargas cíclicas de amplitud variable. Se desarrolló un programa de computadora para analizar el crecimiento de grietas utilizando los modelos Root Mean Square (RMS) y Cycle-by-Cycle. Se consideraron como variables de entrada del programa diferentes tamaños. iniciales de grietas y diferentes historiales de carga. Con esto, se evaluó la dispersión de los resultados de vida esperados de la estructura con la variación de los diferentes parámetros de entrada.pt_BR
dc.title.enProposal for a computational modeling for crack propagation in bridge beams under cyclic loadingpt_BR
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