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dc.contributor.advisorAlmeida, Manoel Bosco de-
dc.contributor.authorCosta, Emanuela Andrade-
dc.date.accessioned2022-06-22T22:47:38Z-
dc.date.available2022-06-22T22:47:38Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationALMEIDA, M. B. de. Hipótese da convergência: uma análise empírica entre os Estados e as Regiões do Brasil: 1970/98. 2002. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66610-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRenda per capita - Economia (Brasil)pt_BR
dc.subjectHipótese de convergência - Economia (Brasil)pt_BR
dc.subjectDesiguladade regional - Economia (Brasil)pt_BR
dc.subjectCiências Econômicaspt_BR
dc.titleHipótese da convergência: uma análise empírica entre os Estados e as Regiões do Brasil: 1970/98pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem por objetivo investigar se existe ou não um processo de convergência da renda per capita entre estados e regiões do Brasil no período de 1970-1998. Em particular, procura-se verificar a influência de diferentes níveis educacionais nesse processo. Os dados utilizados são a renda per capita e diferentes níveis educacionais definidos para pontos médios referentes aos anos de 1985, 1990 e 1997, por estados e regiões. O modelo utilizado é o de Barro e Sala-i-Martin. Os resultados referentes à convergência absoluta indicam a existência de um processo de convergência para o conjunto de todos os estados do Brasil. Indicam também que esse processo fica mais forte à medida que outras regiões são incluídas na amostra, sugerindo uma maior heterogeneidade nos processos de crescimento entre os estados e regiões. A inclusão das variáveis educacionais não alteram os resultados referentes à convergência absoluta. As variáveis educacionais, por outro lado, indicam que quanto maior o nível de instrução, maior seus efeitos positivos sobre o processo de convergência. Esses efeitos são mais fortes quando regiões mais desenvolvidas, Sudeste e Sul são incluídas na amostra.pt_BR
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