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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66610
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Almeida, Manoel Bosco de | - |
dc.contributor.author | Costa, Emanuela Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-22T22:47:38Z | - |
dc.date.available | 2022-06-22T22:47:38Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, M. B. de. Hipótese da convergência: uma análise empírica entre os Estados e as Regiões do Brasil: 1970/98. 2002. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66610 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Renda per capita - Economia (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Hipótese de convergência - Economia (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Desiguladade regional - Economia (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.title | Hipótese da convergência: uma análise empírica entre os Estados e as Regiões do Brasil: 1970/98 | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem por objetivo investigar se existe ou não um processo de convergência da renda per capita entre estados e regiões do Brasil no período de 1970-1998. Em particular, procura-se verificar a influência de diferentes níveis educacionais nesse processo. Os dados utilizados são a renda per capita e diferentes níveis educacionais definidos para pontos médios referentes aos anos de 1985, 1990 e 1997, por estados e regiões. O modelo utilizado é o de Barro e Sala-i-Martin. Os resultados referentes à convergência absoluta indicam a existência de um processo de convergência para o conjunto de todos os estados do Brasil. Indicam também que esse processo fica mais forte à medida que outras regiões são incluídas na amostra, sugerindo uma maior heterogeneidade nos processos de crescimento entre os estados e regiões. A inclusão das variáveis educacionais não alteram os resultados referentes à convergência absoluta. As variáveis educacionais, por outro lado, indicam que quanto maior o nível de instrução, maior seus efeitos positivos sobre o processo de convergência. Esses efeitos são mais fortes quando regiões mais desenvolvidas, Sudeste e Sul são incluídas na amostra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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