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dc.contributor.authorCarvalho, André Róseo de-
dc.contributor.authorCabral, Antonio Eduardo Bezerra-
dc.date.accessioned2022-06-20T17:15:26Z-
dc.date.available2022-06-20T17:15:26Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCABRAL, A. E. B; CARVALHO, A. R. Concreto com adição de fibras para confecção de anéis pré-moldados segmentados para revestimento de túnel de metrô. Revista Matéria, v. 23, n. 3, p. 1-12, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1517-7076-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66534-
dc.description.abstractIn Brazil, the use of Reinforced Concrete with Fiber (CRF) is associated with infrastructure works. This study investigates the mechanical behavior of fiber reinforced concrete (steel and polypropylene) for the construction of segmented subway flooring staves. The goal is to produce a concrete with steel fibers in a suitable content to promote an increase in the post-cracking reinforcement of the concrete, and polypropylene fibers in sufficient quantity to minimize the risk of plastic cracking, as well as to protect against physical damages in case of occurrence of fires. The experimental program consisted in evaluating the mechanical properties of steel fiber and polypropylene fiber in concrete. Reinforced concretes were studied with three different levels of steel fibers (25 kg / m3, 35 kg / m3 and 40 kg / m3) to evaluate mechanical parameters of tenacity, as well as three fiber contents of polypropylene (0.5 kg / m3, 1.0 kg / m3 and 1.5 kg / m3) to evaluate mechanical parameters of the concrete subjected to high temperatures. Statistical analysis (ANOVA) was used to analyze the results, where a gain of up to 12.89% of compressive strength was demonstrated as the steel fiber was added, while for the toughness the results showed increases of up to 108.9% of the toughness factor. As for the analysis of the behavior of the concrete against high temperatures, it was observed that the adoption of polypropylene fibers acted efficiently in combating spalling, however, it provoked a marked reduction of residual resistance.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Matériapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConcreto com fibraspt_BR
dc.subjectDosagempt_BR
dc.subjectTúneispt_BR
dc.subjectTenacidadept_BR
dc.titleConcreto com adição de fibras para confecção de anéis pré-moldados segmentados para revestimento de túnel de metrôpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo Brasil, a utilização do Concreto Reforçado com Fibra (CRF) está associada a obras de infraestrutura. Este estudo investiga o comportamento mecânico do concreto reforçado com fibras (aço e polipropileno) para confecção de aduelas segmentadas de revestimento de metrô. O objetivo é produzir um concreto com fibras de aço em um teor apropriado para promover um aumento do reforço pós-fissuração do concreto, e fibras de polipropileno em quantidade suficiente para minimizar o risco de fissuração plástica, além de proteger contra danos físicos no caso de ocorrência de incêndios. O programa experimental consistiu em avaliar as propriedades mecânicas da fibra de aço e da fibra de polipropileno no concreto. Foram estudados concretos reforçados com três diferentes teores de fibras de aço (25 kg/m3; 35 kg/m3 e 40 kg/m3) para avaliar parâmetros mecânicos de tenacidade, como também, três teores de fibras de polipropileno (0,5 kg/m3, 1,0 kg/m3 e 1,5 kg/m3) para avaliar parâmetros mecânicos do concreto submetido a altas temperaturas. Para análise dos resultados utilizou-se de teste estatístico (ANOVA), onde foi demonstrado um ganho de até 12,89% de resistência à compressão à medida que foram adicionadas a fibra de aço, enquanto que, para a tenacidade os resultados revelaram acréscimos de até 108,9% do fator de tenacidade. Quanto à análise do comportamento do concreto frente a altas temperaturas constatou-se que a adoção de fibras de polipropileno atuou de forma eficiente no combate ao spalling, contudo provocou uma acentuada redução da resistência residual.pt_BR
dc.title.enConcrete with addition of fibers for confection of segmented pre-formed rings for subway tunnel coatingpt_BR
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